quinta-feira, 31 de outubro de 2024

HALLOWEEN

 Bolinhos e bolinhós


Conversamos acerca desta tradição, que não é nossa (Halloween) e fizemos a ligação à que era usual em Portugal, que se chama: Pão por Deus! Conhecemos assim outras culturas!


Neste contexto, pensamos ser adequado assinalar as tradições, ainda que neste caso se trate de uma tradição que não é Portuguesa, uma vez que nesta época as crianças estão rodeadas de símbolos alusivos ao Halloween, sendo oportuno desmistificá-los.



E porque tudo o que se faz no Jardim de Infância se “inspira” nos interesses manifestados pelas crianças, é normal que os diálogos vão sendo estabelecidos e as partilhas de opiniões e de constatações do que cada uma sabe acerca deste tema, vão surgindo também. E é assim que, tal como outra atividade, esta começou!!
Iniciamos mais uma semana com a cabeça na Lua, nas bruxas e nos vampiros!! Entusiasmados, todos foram elaborando alguns trabalhos nas salas e colaborando na decoração da escola. Ouvimos muitas histórias e cantamos canções!!


Falamos do Halloween e também dos nossos medos… numa tentativa de os dissipar e combater, brincamos e transformamos o que nos aterroriza em festa. Trabalhamos assim as nossas emoções e aprendemos a dizer o que nos assusta.


Durante a manhã, chegaram à escola: Bruxas, vampiros, diabos e esqueletos assustadores!! Houve alguns que não quiseram encarnar nenhuma personagem e vieram no seu normal, mas rapidamente entraram no espirito Halloweenico, fazendo frente aos seus medos!
No entanto este nosso Halloween foi um pouco atipico, pois por motivo de greve, houve um grupo que não participou nas atividades programadas para este dia. Apenas partilharam o seu lanche porque a hora do ATL foi coincidente.

                       

O lanche foi também um momento de convívio e partilha entre todos.



Elementos dos vários grupos, prepararam uma apresentação teatral, que apresentaram aos amigos.


Por fim desfilamos no recreio, para mostrar as nossas fantasias.


A Associação de Pais, ofereceu a cada criança, um pega-monstros!!


… e assim terminou o nosso Dia das Bruxas! Sem choros e sem medos, vivido por todos com muita alegria.
Saudações fantasmagóricas!!👻👻👻

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Expressão e comunicação - Dança e leitura

Aulas de dança

A Associação de Pais demonstrou interesse em proporcionar, a todas as crianças deste estabelecimento, semanalmente, às segundas-feiras, uma hora de atividade de dança, em coadjuvância com as educadoras de infância, assumindo os custos. O conselho Pedagógico, aprovou por unanimidade a proposta e já começamos, com muita animação. Em articulação com as educadoras, a professora de dança Alexandra Ferreira, pretende desenvolver nas crianças as seguintes competências:

- Desenvolver movimentos precisos e controlados, combinando diferentes partes do corpo de maneira sincronizada.
- Aumentar a resistência física e a força muscular, trabalhando grandes grupos musculares e promovendo um melhor condicionamento físico.
- Ensinar as crianças a entender os limites e capacidades do seu corpo, além de movimentarem-se, focando-se no espaço durante as coreografias.
- Estimular as crianças a criarem as suas próprias sequências de movimento, desenvolvendo habilidades de improvisação e composição coreográfica.
- Ensinar as crianças a seguir e interpretar diferentes ritmos e tempos musicais, aprimorando a sua percepção auditiva e resposta ao ritmo.
- Capacitar os alunos a transmitir sentimentos e emoções por meio da dança, utilizando o corpo como um veículo de comunicação.


Projeto de leitura em vai e vem

A partir de agora, semanalmente, as crianças levarão para casa um livro que escolherão na "biblioteca" do Jardim de Infância, para ser lido em casa, com a família.
Incorporar a leitura na rotina familiar pode ser uma experiência enriquecedora e divertida, promovendo não apenas a aprendizagem, mas também momentos especiais entre pais e filhos. Ler juntos cria momentos de conexão e afeto entre pais e filhos, fortalecendo os laços familiares e promovendo um ambiente emocional seguro.
A leitura em voz alta expõe as crianças a novas palavras e estruturas de frases, enriquecendo o seu vocabulário e facilitando o desenvolvimento da linguagem.

Carregue na imagem para aceder  à página do Plano Nacional de Leitura.










sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Code Week e Semana da Alimentação

Colocamos o nome do Jardim de Infância de Cepães, no mapa da Europa!!


Inscrevemo-nos, na Code Week... Trata-se da Semana Europeia de Programação que tem como objetivo levar a programação e a literacia a todos, de uma forma divertida e atrativa. A atividade chama-se: "Código na alimentação e no outono".

Durante a semana foram realizadas em todas as salas, atividades com e sem o robot DOC, a lagarta da Fisher Price e o Agente Split, com o intuito de desenvolver o pensamento computacional, a criatividade e, o raciocínio critico e analítico.
O momento em que foram utilizados os 3 robots, foi realizado ao ar livre e elementos dos vários grupos realizaram as atividades propostas.
Foram também realizados trabalhos sobre a alimentação, utilizando um código de cores.



 
As crianças adoraram interagir com os robots!!!


Começamos a semana, explorando em grupo a oferta de um kit de cultivo de cogumelos que recebemos da Associação de Pais. Cada grupo cuidará do seu kit, para observar o crescimento dos cogumelos.


Com as atividades programadas para esta semana, pretendeu-se promover uma reflexão, sobre hábitos de alimentação saudáveis e introduzir novas práticas no quotidiano de todos, em particular, os pequenos-almoços e lanches escolares.
Todas as atividades planificadas,  tiveram como objetivo a promoção de  bons hábitos alimentares e contribuíram para o processo de consciencialização e aprendizagem, apresentando num contexto lúdico a importância de cuidar da saúde, chamando à atenção para a necessidade de cuidar da nossa alimentação, sensibilizando as crianças para a adoção de práticas de alimentação e estilos de vida saudáveis e enfatizando a importância da alimentação na preservação da saúde.
Com a dinamização de várias atividades propusemo-nos trabalhar a temática da alimentação, de forma transversal proporcionando o maior número de experiências às crianças assim como “trabalhar” a educação para a Saúde, um domínio integrado na Área de Conhecimento do Mundo, o qual visa “espicaçar” a curiosidade natural das crianças e o seu desejo de saber e compreender o porquê das coisas.


Sabemos que com a correria do dia-a-dia, montar uma “lancheira saudável” pode ser uma tarefa difícil… Salgados, bolos industrializados (ensacados) e sumos de caixinha, entre outras guloseimas, podem ser a resposta fácil, mas normalmente estes produtos são ricos em açúcar, sal e gordura saturada e, portanto, pouco benéficos para a saúde.
Apelamos, pois, a um cuidado extra, na preparação dos lanches das crianças porque, ao investirmos na preparação de uma alimentação saudável, estamos a investir na saúde das crianças!
A Associação de Pais que é nossa parceira inseparável nesta forma de pensar e de agir, de maneira a complementar a semana da alimentação, promovida pelo Jardim de Infância, ofereceu a todas as crianças um simbólico lanche saudável para assinalar o "Dia da Alimentação". Para além de sensibilizar a comunidade escolar para hábitos saudáveis, graças aos contributos dos pais, conseguiram proporcionar esta oferta, que visa também a reutilização da lancheira para o armazenamento de futuros lanches, ao longo do ano.

Obrigada Associação de Pais!!


Houve ainda tempo para assistirmos a um teatro de fantoches intitulado "A sopa verde"  e de dançarmos músicas que abordavam o tema alimentação.
Terminou esta semana, subordinada ao tema “Alimentação saudável”, que se revelou muito enriquecedora em vivências visuais, tácteis, olfativas e degustativas… 😋😋

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

O E-Bug no combate às doenças

Juntamo-nos mais uma vez, para tratar de assuntos importantes e realizarmos uma atividade do programa E-Bug!|
O E-Bug é um recurso educacional que visa ensinar as crianças sobre a saúde e a higiene de uma forma divertida e interativa. Ajuda as crianças a entenderem a importância de hábitos saudáveis, como lavar as mãos, etiqueta respiratória,  escovar os dentes e manter a higiene pessoal. Isto pode prevenir doenças e promover uma vida saudável desde cedo.
As atividades em grupo promovidas pelo E-Bug incentivam a colaboração e a comunicação entre as crianças, ajudando no desenvolvimento de habilidades sociais importantes. 


Ao ensinar sobre germes, micróbios e vírus e como  proteger-se deles, o E-Bug contribui para a redução da disseminação de doenças em ambientes escolares, criando um ambiente mais seguro. A educação para a saúde no pré-escolar ajuda a formar hábitos que as crianças levarão para a vida adulta, promovendo um comportamento responsável em relação à saúde.
O E-Bug é uma ferramenta valiosa no pré-escolar, pois não só educa as crianças sobre saúde e higiene, mas também promove um ambiente de aprendizagem positivo e colaborativo.


Esta semana, tivemos a primeira atividade de Educação Física, com o professor Pedro Nascimento, já  conhecido da maioria das crianças.




"Numa perspetiva de construção articulada do saber em que a criança é sujeito da aprendizagem, a Educação Física, como abordagem globalizante, possibilita-lhe um desenvolvimento progressivo da consciência e do domínio do seu corpo e, ainda, o prazer do movimento numa relação consigo própria, com o espaço, com os outros e com os objetos.
A Educação Física, no Jardim de infância, deverá proporcionar experiências e oportunidades desafiantes e diversificadas, em que a criança aprende: a conhecer e a usar melhor o seu corpo, criando uma imagem favorável de si mesma; a participar em formas de cooperação e competição saudável; a seguir regras para agir em conjunto; a organizar-se para atingir um fim comum aceitando e ultrapassando as dificuldades e os insucessos." - Direção Geral de Educação: (2016)- OCEPE 


sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Dia Nacional da Água

Para comemorar o Dia Nacional da Água, realizamos com os 3 grupos algumas experiências com água.

É fundamental abordar a importância da água de maneira lúdica e acessível, já que este recurso essencial desempenha um papel crucial na vida. Exploramos juntos algumas das razões pelas quais a água é tão importante.

Através de histórias, canções, jogos e atividades de grupo, podemos tornar a aprendizagem sobre a água divertida e significativa. Assim, ajudaremos as crianças a desenvolver um relacionamento positivo e respeitoso com este recurso tão precioso, formando cidadãos conscientes e responsáveis no futuro.



Um elemento de cada grupo participou ativamente na experiência, que depois foi replicada nas salas e todos tiveram oportunidade de a realizar. 

Dada a importância da realização de atividades experimentais com as crianças, realizamos esta semana a primeira de muitas, com os 3 grupos. Estas atividades despertam a curiosidade natural das crianças e também proporcionam uma série de benefícios para o seu desenvolvimento integral.

As atividades experimentais permitem que as crianças se tornem protagonistas da sua aprendizagem. Elas exploram, descobrem e constroem o conhecimento de maneira ativa. Quando manipulam materiais, observam fenómenos e realizam experiências, as crianças envolvem-se num processo de investigação que estimula o pensamento crítico e a criatividade. Além disso, as atividades experimentais promovem o desenvolvimento de habilidades motoras e sensoriais. Ao tocar, sentir, cheirar e observar diferentes materiais e reações, as crianças desenvolvem a coordenação motora e a perceção sensorial, elementos essenciais para o seu crescimento. Outro aspeto relevante é que estas atividades incentivam a socialização e o trabalho em grupo. Ao colaborarem em experiências, as crianças aprendem a respeitar a opinião dos colegas, a negociar e a discutir ideias e, a escutar. Este tipo de interação social é crucial para a formação de habilidades socio-emocionais.

Estas atividades também podem ser relacionadas com diversas áreas do conhecimento, como ciências, matemática, arte e até mesmo a linguagem. Isto proporciona uma aprendizagem transversal rica e contextualizada.

O prazer da descoberta e da surpresa é um grande motivador para a aprendizagem. Quando uma criança vê os resultados de uma experiência, seja ele o esperado ou não, esse momento torna-se uma oportunidade valiosa para dialogar, refletir e aprender ainda mais.



Nas diferentes salas, continuamos a trabalhar as rotinas, a organização do ambiente educativo e regulação da vida em grupo.

"A participação das crianças no processo educativo através de oportunidades de decisão em comum, de regras coletivas indispensáveis à vida social e à distribuição de tarefas necessárias à organização do grupo constituem experiências de vida democrática que permitem tomar consciência dos seus direitos e deveres.
As razões das normas que decorrem da vida em grupo (por exemplo, esperar pela sua vez, arrumar o que desarrumou, etc.) terão de ser explicitadas e compreendidas pelas crianças, como o respeito pelos direitos de cada uma, indispensáveis à vida em comum. Estas normas e outras regras adquirem maior força e sentido se todo o grupo participar na sua elaboração, bem como na distribuição de tarefas necessárias à vida coletiva..." -  OCEPE


À semelhança dos anos anteriores, a escola/Agrupamento aderiu à campanha Onda Rosa/ Projeto - "Um laço em troca de um pequeno gesto".