Inscrevemo-nos, na Code Week... Trata-se da Semana Europeia de Programação que tem como objetivo levar a programação e a literacia a todos, de uma forma divertida e atrativa. A atividade chama-se: "Código na alimentação e no outono".
Durante a semana foram realizadas em todas as salas, atividades com e sem o robot DOC, a lagarta da Fisher Price e o Agente Split, com o intuito de desenvolver o pensamento computacional, a criatividade e, o raciocínio critico e analítico.
O momento em que foram utilizados os 3 robots, foi realizado ao ar livre e elementos dos vários grupos realizaram as atividades propostas.
Foram também realizados trabalhos sobre a alimentação, utilizando um código de cores.
Começamos a semana, explorando em grupo a oferta de um kit de cultivo de cogumelos que recebemos da Associação de Pais. Cada grupo cuidará do seu kit, para observar o crescimento dos cogumelos.
Com as atividades programadas para esta semana, pretendeu-se promover uma reflexão, sobre hábitos de alimentação saudáveis e introduzir novas práticas no quotidiano de todos, em particular, os pequenos-almoços e lanches escolares.
Todas as atividades planificadas, tiveram como objetivo a promoção de bons hábitos alimentares e contribuíram para o processo de consciencialização e aprendizagem, apresentando num contexto lúdico a importância de cuidar da saúde, chamando à atenção para a necessidade de cuidar da nossa alimentação, sensibilizando as crianças para a adoção de práticas de alimentação e estilos de vida saudáveis e enfatizando a importância da alimentação na preservação da saúde.
Com a dinamização de várias atividades propusemo-nos trabalhar a temática da alimentação, de forma transversal proporcionando o maior número de experiências às crianças assim como “trabalhar” a educação para a Saúde, um domínio integrado na Área de Conhecimento do Mundo, o qual visa “espicaçar” a curiosidade natural das crianças e o seu desejo de saber e compreender o porquê das coisas.
Sabemos que com a correria do
dia-a-dia, montar uma “lancheira saudável” pode ser uma tarefa difícil…
Salgados, bolos industrializados (ensacados) e sumos de caixinha, entre outras
guloseimas, podem ser a resposta fácil, mas normalmente estes produtos são
ricos em açúcar, sal e gordura saturada e, portanto, pouco benéficos para a
saúde.
Apelamos, pois, a um cuidado
extra, na preparação dos lanches das crianças porque, ao investirmos na
preparação de uma alimentação saudável, estamos a investir na saúde das crianças!
A Associação de Pais que é nossa
parceira inseparável nesta forma de pensar e de agir, de maneira a complementar a
semana da alimentação, promovida pelo Jardim de Infância, ofereceu a todas as
crianças um simbólico lanche saudável para assinalar o "Dia da
Alimentação". Para além de sensibilizar a comunidade escolar para hábitos
saudáveis, graças aos contributos dos pais, conseguiram proporcionar esta
oferta, que visa também a reutilização da lancheira para o armazenamento de
futuros lanches, ao longo do ano.
Obrigada Associação de Pais!!
Houve ainda tempo para assistirmos a um teatro de fantoches intitulado "A sopa verde" e de dançarmos músicas que abordavam o tema alimentação.
Terminou esta semana, subordinada ao tema “Alimentação saudável”, que se revelou muito enriquecedora em vivências visuais, tácteis, olfativas e degustativas… 😋😋
Foi uma semana cheia de aprendizagens 😁 obrigada a vocês que contribuem para que os nossos filhos sejam crianças felizes e saudáveis.
ResponderEliminarObrigada ainda à Associação de Pais por mais uma iniciativa e por andarem sempre de mãos dadas com a escolinha dos nossos filhos.
ResponderEliminarMais uma semana fantástica! Um excelente incentivo a uma alimentação saudável! Estão de parabéns todos, educadoras, auxiliares e a associação de pais! Muito obrigada!
ResponderEliminarque semana rica! obrigadissima pela lancheira personalizada, fico lindissima.
ResponderEliminar