sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Dia Nacional da Água

Para comemorar o Dia Nacional da Água, realizamos com os 3 grupos algumas experiências com água.

É fundamental abordar a importância da água de maneira lúdica e acessível, já que este recurso essencial desempenha um papel crucial na vida. Exploramos juntos algumas das razões pelas quais a água é tão importante.

Através de histórias, canções, jogos e atividades de grupo, podemos tornar a aprendizagem sobre a água divertida e significativa. Assim, ajudaremos as crianças a desenvolver um relacionamento positivo e respeitoso com este recurso tão precioso, formando cidadãos conscientes e responsáveis no futuro.



Um elemento de cada grupo participou ativamente na experiência, que depois foi replicada nas salas e todos tiveram oportunidade de a realizar. 

Dada a importância da realização de atividades experimentais com as crianças, realizamos esta semana a primeira de muitas, com os 3 grupos. Estas atividades despertam a curiosidade natural das crianças e também proporcionam uma série de benefícios para o seu desenvolvimento integral.

As atividades experimentais permitem que as crianças se tornem protagonistas da sua aprendizagem. Elas exploram, descobrem e constroem o conhecimento de maneira ativa. Quando manipulam materiais, observam fenómenos e realizam experiências, as crianças envolvem-se num processo de investigação que estimula o pensamento crítico e a criatividade. Além disso, as atividades experimentais promovem o desenvolvimento de habilidades motoras e sensoriais. Ao tocar, sentir, cheirar e observar diferentes materiais e reações, as crianças desenvolvem a coordenação motora e a perceção sensorial, elementos essenciais para o seu crescimento. Outro aspeto relevante é que estas atividades incentivam a socialização e o trabalho em grupo. Ao colaborarem em experiências, as crianças aprendem a respeitar a opinião dos colegas, a negociar e a discutir ideias e, a escutar. Este tipo de interação social é crucial para a formação de habilidades socio-emocionais.

Estas atividades também podem ser relacionadas com diversas áreas do conhecimento, como ciências, matemática, arte e até mesmo a linguagem. Isto proporciona uma aprendizagem transversal rica e contextualizada.

O prazer da descoberta e da surpresa é um grande motivador para a aprendizagem. Quando uma criança vê os resultados de uma experiência, seja ele o esperado ou não, esse momento torna-se uma oportunidade valiosa para dialogar, refletir e aprender ainda mais.



Nas diferentes salas, continuamos a trabalhar as rotinas, a organização do ambiente educativo e regulação da vida em grupo.

"A participação das crianças no processo educativo através de oportunidades de decisão em comum, de regras coletivas indispensáveis à vida social e à distribuição de tarefas necessárias à organização do grupo constituem experiências de vida democrática que permitem tomar consciência dos seus direitos e deveres.
As razões das normas que decorrem da vida em grupo (por exemplo, esperar pela sua vez, arrumar o que desarrumou, etc.) terão de ser explicitadas e compreendidas pelas crianças, como o respeito pelos direitos de cada uma, indispensáveis à vida em comum. Estas normas e outras regras adquirem maior força e sentido se todo o grupo participar na sua elaboração, bem como na distribuição de tarefas necessárias à vida coletiva..." -  OCEPE


À semelhança dos anos anteriores, a escola/Agrupamento aderiu à campanha Onda Rosa/ Projeto - "Um laço em troca de um pequeno gesto".


4 comentários:

  1. Obrigada por nos darem este miminho 🥰
    É ótimo ver “ um resumo” dos nossos miúdos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por contribuírem para o desenvolvimento dos nossos filhos através de atividades tão enriquecedoras!

    ResponderEliminar
  3. O espaço para as experiências cientificas são muito importantes e essenciais. Sempre que fazem na escola é sempre uma história contada com muito entusiasmo cá em casa.

    ResponderEliminar