sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Primeira semana de Dezembro

A magia do Natal invadiu nossa escola!
Tal como nos anos anteriores, criamos uma árvore de Natal muito especial, com a colaboração da família  que queremos que esteja sempre  envolvida nos nossos projetos. Desta forma,  convidamos todas elas a para participarem na elaboração de um ornamento para a decoração da nossa árvore. Foi lindo ver a alegria das crianças quando lá colocaram a produção feita em família. Cada enfeite carrega um pedacinho da história de cada uma, tornando a nossa árvore  cheia de significado. Cada ornamento, feito com tanto carinho, representa um elo entre nós. É como se cada estrelinha, cada bola e cada bota nos lembrasse da importância de estarmos juntos neste momento tão mágico.
Agradecemos a todos que participaram e tornaram nossa árvore a mais bonita de todas!




Desta vez, o CEA veio à escola apresentar a história “O morcego esquecido”. Com esta história, as crianças conheceram algumas características de diversos animais que fazem parte da fauna portuguesa, em particular os morcegos, tendo sido abordado o tipo de alimentação, o habitat e as características morfológicas dos mesmos, entre outros aspetos.
 
 
 Elementos dos vários grupos iniciaram a tarefa de pintar o morcego e posteriormente, as outras crianças também pintaram os seus.
 





 "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência"

Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 3 de dezembro como  Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
"A iniciativa visa estimular a consciencialização global, o compromisso e a ação em favor dos direitos das pessoas com deficiência, no caminho da promoção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo possuem algum tipo de deficiência. Apesar dos avanços alcançados, esse grupo continua a enfrentar diversas barreiras e permanece entre os mais excluídos de serviços essenciais, como saúde, educação, e também do mercado de trabalho."
Nas nossas salas, estas questões da igualdade de direitos e o respeito pela diferença, são  trabalhadas dia a dia e o cartaz, elaborado por alguns elementos de cada grupo, resume o pensamento das nossas crianças.



2 comentários:

  1. Muito obrigada por contribuírem mais uma vez para uma educação baseada no respeito e na inclusão !

    ResponderEliminar