As crianças continuam envolvidas nas atividades propostas, participando em todas elas com entusiasmo.
É natural e é saudável que as crianças se envolvam com as histórias Natalícias que escutam, já que o cérebro infantil fantasia antes de desenvolver o raciocínio lógico. O "faz de conta" auxilia o amadurecimento social, emocional, físico e intelectual.
O que ficará registado para sempre na memória das crianças são os preparativos, as histórias contadas, as canções cantadas, os pequenos teatros representados, as trocas de afetos com os amigos, a colaboração nas decorações...
Todas as vivências da época mantém vivas tradições muito antigas e são essenciais para o crescimento do ser humano.
Ao longo destas semanas, trocamos prendas e abraços, criamos laços e aprendemos a partilhar...
Cada criança escolheu um brinquedo seu (não podia ser comprado para o efeito) e ofereceu a um colega do grupo.
Desta forma, vamos aprendendo que o Natal é muito mais do que fazer uma lista de prendas! Aprendemos a importância da generosidade e como é difícil desprendermo-nos de algo nosso, para oferecer aos outros, mas este "esforço" é recompensado pelo carinho que recebemos.
A propósito do que é ou deve ser o verdadeiro espirito de Natal, recebemos o "Teatro do Adeus" que nos apresentou a história "O que há debaixo da arvore?". Foi uma história e uma aventura bonita que nos fala da empatia e da importância da partilha e do amor!
Há já longos anos que participamos na iniciativa "O meu Natal é ecológico", do Centro de Educação Ambiental. Este ano a proposta era a execução de Pai Natal com material de desperdício.
Esta nossa e muitas outras, estão expostas no Centro de Educação Ambiental.
Ainda esta semana, recebemos a ótima noticia de que o nosso Jardim de Infância ficou em 4º lugar na lista de "Melhor leitor" da Biblioteca Municipal! As nossas requisições são efetuadas uma vez por mês, na Biblioteca Móvel que vem ao Jardim de Infância.
Excelentes iniciativas, como a da troca de prendas e do incentivo à leitura!
ResponderEliminar