No âmbito do programa E-Bug, todas as turmas do nosso Jardim de infância participaram numa atividade conjunta dedicada à higiene respiratória e à higiene das mãos.
Através de imagens, canções, videos, pintura e atividades experimentais, as crianças aprenderam como podem proteger-se a si e aos outros: lavar bem as mãos, usar o lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar, e compreender a importância destes gestos no dia a dia. De forma simples e lúdica, foram incentivadas a refletir sobre comportamentos que ajudam a prevenir doenças.

De acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), a promoção da saúde e do bem-estar integra a área da Formação Pessoal e Social, incentivando a construção de hábitos de vida saudáveis, a autonomia e a responsabilidade. Simultaneamente, a atividade contribuiu para o desenvolvimento da Área do Conhecimento do Mundo, ao permitir que as crianças compreendam como o corpo funciona e como pequenos gestos podem ajudar a prevenir doenças.
Ao trabalhar estes temas de forma conjunta, a escola reforça a importância de educar para a saúde, promovendo aprendizagens significativas que acompanham as crianças ao longo da vida.
O cantar das janeiras é uma forma de manter vivas as tradições do nosso país. Através das músicas, as crianças aprendem a importância de partilhar, de estar em grupo e de respeitar a cultura e os costumes de outros tempos. De forma lúdica e significativa, contactam com a história e as tradições da sua comunidade.
Valorizar o cantar das janeiras é ajudar a preservar o nosso património cultural imaterial e a transmitir às crianças o orgulho pelas tradições locais.







Uma semana preenchida com direito a um miminho doce e um passeio!
ResponderEliminar