Esta semana, pela primeira vez, tivemos uma atividade com o Centro de Educação Ambiental (CEA), que se deslocou à nossa escola. As crianças ouviram a História: "O Planeta é de todos" e através dela foram sensibilizadas para a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis, concretamente, na prática da separação seletiva de resíduos, na proteção dos ecossistemas naturais, entre outros aspetos. Posteriormente, nas salas, pintaram um caça-sujões em espuma, para não se esquecerem do que aprenderam e para que cada um seja também "caça - sujões".
As crianças observaram diferentes peixes, tubarões, moreias, pinguins... e ficaram cheias de curiosidade sobre o que se esconde no fundo do mar! Falámos sobre o lixo que chega ao mar, sobre como podemos proteger os peixes e as tartarugas, e percebemos que cada pequeno gesto pode fazer a diferença e ajudar o planeta.
Como “Escola Azul”, sentimos que fazemos parte de uma grande comunidade que valoriza o oceano e a sustentabilidade. Este momento foi mais um passo no nosso compromisso com a educação ambiental e com a construção de um Oceano mais azul!
Projeto de leitura em vai-e-vem
Iniciamos esta semana, o Projeto de leitura em vai-e-vem, onde semanalmente as crianças requisitam um livro para levar para casa e ser explorado em família.
O contacto precoce com os livros e a escuta de histórias desempenham um papel fundamental no desenvolvimento global da criança. Desde tenra idade, os livros são muito mais do que simples objetos: são portas para o imaginário, instrumentos de linguagem e pontes de afeto entre a criança e o adulto que lê.
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Desenvolve a linguagem oral, ampliando o vocabulário e a capacidade de expressão;
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Estimula a imaginação e a criatividade, ao criar imagens mentais e antecipar acontecimentos;
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Aprende a ouvir e a concentrar-se, desenvolvendo a atenção e a memória;
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Entra em contacto com valores, emoções e diferentes realidades, construindo empatia e pensamento crítico;
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Fortalece a relação afetiva com o adulto, associando a leitura a momentos de carinho e segurança.
Para além dos benefícios cognitivos e emocionais, a leitura em família é também uma forma de mediação cultural: as histórias transmitem tradições, modos de viver, e ajudam as crianças a compreender o mundo que as rodeia. Quando a leitura se torna um hábito quotidiano — seja antes de dormir, num momento de descanso ou em família ao fim de semana, contribui para formar futuros leitores ativos e curiosos. O importante é o encontro entre o adulto, a criança e o livro.
O contacto com os livros e as histórias lidas em família é uma poderosa ferramenta de crescimento emocional, linguístico e relacional, que contribui para o desenvolvimento integral da criança e para a construção de memórias felizes e significativas.
O Halloween, embora tenha origens culturais específicas, pode ser uma excelente oportunidade pedagógica. Mais do que uma simples festividade, esta celebração oferece um espaço simbólico onde as crianças podem explorar e elaborar os seus medos de forma lúdica, segura e partilhada.
Durante os primeiros anos de vida, o medo é uma emoção natural e essencial ao desenvolvimento. As crianças pequenas frequentemente têm medo do escuro, de monstros, barulhos ou figuras desconhecidas. No entanto, quando o medo é vivido de forma simbólica quer através de histórias, disfarces ou brincadeiras, ele pode ser transformado em curiosidade e confiança.
Ao participar nas atividades do Halloween, as crianças:
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Dão significado ao que as assusta, atribuindo forma, cor e nome aos seus medos;
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Vivenciam o faz de conta, um recurso essencial para compreender o mundo e as emoções;
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Ganham poder sobre o medo, pois podem brincar com ele, rir e descobrir que não há perigo real;
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Partilham experiências com os pares, o que reforça o sentimento de pertença e segurança emocional;
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Desenvolvem a imaginação e a expressão emocional, ao escolher disfarces, decorar espaços ou ouvir histórias que misturam o mistério e o humor.
O papel do educador é fundamental: criar um ambiente acolhedor, com limites claros entre o real e o imaginário, onde a criança se sinta segura para explorar o tema. As atividades incluim o conto de “medos pequeninos”, dramatizações, jogos simbólicos, expressão plástica e musical — sempre respeitando o ritmo e a sensibilidade de cada criança.
Assim, a vivência do Halloween na educação de infância não se resume a uma celebração cultural, mas torna-se uma experiência de aprendizagem emocional, que contribui para o desenvolvimento da autoestima, da criatividade e da capacidade de lidar com emoções complexas, como o medo.
Hoje, festejar o Halloween é quase inevitável pois as crianças começam a falar desta festa muito cedo e com muito entusiasmo! No nosso Jardim de Infância, valorizamos muito ensinar às crianças as tradições do nosso país, como o Pão por Deus. Estas celebrações permitem que os mais pequenos conheçam a história, a cultura e os costumes portugueses, ajudando-os a sentir-se parte da sua comunidade e das suas raízes.
Esta tradição portuguesa, do Pão por Deus, é uma oportunidade de partilhar o que temos com os outros, tal como fizemos neste momento: cada criança trouxe algo para colocar numa mesa comum, tornando o lanche ainda mais alegre e saboroso! Com estas atividades as crianças aprendem valores importantes como a partilha, a amizade, generosidade e o respeito pelos outros, tornando esta festa ainda mais especial.
Aprender e celebrar as tradições portuguesas é também aprender a cuidar do nosso património e da cultura que nos pertence
Para acabar a semana da melhor forma, recebemos uma lanterna, oferecida pela Associação de Pais!












Uma semana cheia de descobertas, partilha e uma dose de sustos. 👻 Obrigada pela dedicação
ResponderEliminarMas que meninos cheios de sorte! E que semana enriquecedora! 💛
ResponderEliminarQue semana cheia de aprendizagens e também muitas brincadeiras. Muito obrigada pela partilha
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