sexta-feira, 31 de maio de 2024

A brincar e a aprender

 

Esta semana os grupos tem andado com vários interesses e em preparação para a festa do Dia do Agrupamento. As crianças mais velhas têm realizado várias atividades ligadas à consciência fonológica e, com o aproximar do Dia Mundial da criança, começamos a abordagem aos Direitos das Crianças.



Depois da história que ouvimos no CEA, sobre as abelhas,  ficamos mais curiosos e estivemos a pesquisar sobre o assunto. Provamos pólen e geleia real! 


Aproveitamos também o nosso espaço exterior, que é tão rico em biodiversidade e observamos as abelhas, os caracóis, os bichos de conta e as lesmas. E brincamos muito!!!



Continuamos a explorar as obras de Van Gogh e fizemos as uma composição plástica utilizando algumas técnicas já aprendidas (plástico de bolhas, garfos, esponja...).


Fizemos mais uma atividade E-bug sobre as lavagem das mãos.


Entre brincadeiras e atividades experimentais ainda tivemos tempo de mexer na  terra, cuidar do nosso jardim e da horta. 


Em véspera do "Dia Mundial da Criança" as nossas crianças já se divertem com o insuflável patrocinado pela Associação de Pais.


 Feliz Dia da Criança!
Encontrámo-nos amanhã, na festa do Dia do Agrupamento!!


sexta-feira, 24 de maio de 2024

Escola Azul e Biodiversidade

"O Dia Escola Azul comemora-se todos os anos a 19 de maio. Em 2024, uma vez que o dia 19 calha a um domingo, o Dia Escola Azul celebrou-se a 20 de maio, uma data que coincide com o Dia Europeu do Mar."


DESAFIO DO DIA ESCOLA AZUL 2024

"Os alunos de Escolas Azuis foram convidados a participar numa votação para decidir o desafio do Dia Escola Azul 2024. Quase 3500 alunos votaram e o desafio mais votado foi – “Uma obra de arte em cada escola”.
Como nunca viramos as costas a um desafio, aceitamos a sugestão pusemos mãos à obra.


Para que esta comemoração fosse mais significativa, rumamos, mais uma vez, à "nossa" praia e lá ouvimos a história: "Será o mar o meu lugar?" Recolhemos algum pequeno lixo e brincamos um bocadinho. Com o lixo recolhido, completamos a nossa obra de arte.
ORGULHOSAMENTE... SOMOS ESCOLA AZUL!!


E nas nossas "brincadeiras livres", também fizemos  arte!


Esta semana celebra-se ainda a "Semana da Biodiversidade" e nós participamos em algumas das atividades promovidas pelo Centro de Educação Ambiental.
O Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado no dia 22 de maio, tem como objetivo alertar para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica.


Durante o ano letivo conversamos muito sobre a importância de preservar a natureza e todas as espécies de plantas e animais.
Sabemos que, na natureza tudo é necessário, mesmo aqueles animais e plantas de que não gostamos.
No CEA, aprendemos mais sobre as abelhas e as vespas e ainda provamos o doce mel!
Foram momentos de aprendizagem e de diversão!







sexta-feira, 17 de maio de 2024

Dia da Família e Passeio Escolar

  

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio e esta data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, tendo-se iniciado a sua celebração em 1994.

“A celebração do Dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar:

- A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;

- Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;

- Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades;

- Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.”

No nosso Jardim de Infância, a família tem sempre um papel importante todos os dias e, para assinalar essa data, ao logo da semana realizaram-se alguns trabalhos de acordo com as escolhas e decisões de cada grupo.




Esta quinta feira fomos ao Eco-Parque Pé Descalço, em Freixo.  É um parque cheio de árvores, com muitas diversões que nos desafiam a correr riscos e que respeita a Natureza. As brincadeira ao ar livre são cruciais para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, e por isso pretendem contribuir para que as crianças se tornem adultos saudáveis, equilibrados e resilientes. Por isso, neste espaço, todos os participantes são desafiados a avaliar riscos e as suas próprias capacidades.

Foi um dia muito divertido! 

Agradecemos à Associação de Pais que nos proporcionou esta experiência espectacular! Só com a colaboração de todas as famílias são possíveis estas vivências.





sexta-feira, 10 de maio de 2024

Observação da natureza

Observar a natureza é uma atividade muito importante para as crianças do Jardim de Infância, pois ela possibilita diversas descobertas e aprendizagens valiosas. Ao observar as plantas, os animais, o clima e os fenómenos naturais, as crianças desenvolvem a sua curiosidade, a sua capacidade de investigação e a sua conexão com o mundo ao seu redor.




Além disso, as observações da natureza permitem que as crianças desenvolvam habilidades de observação, compreensão e interpretação, estimulando o seu pensamento crítico e criativo. Elas aprendem a fazer perguntas, a formular hipóteses, a fazer experiências e a chegar a conclusões através da observação direta.


As crianças também aprendem a cuidar do meio ambiente e a valorizar a natureza, desenvolvendo um senso de responsabilidade e respeito pela biodiversidade. Elas compreendem a importância da preservação dos recursos naturais, do equilíbrio ecológico e da sustentabilidade, o que contribui para a formação de cidadãos conscientes e interessados na proteção do planeta.


Portanto, as observações da natureza e as consequentes descobertas são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças do Jardim de Infância, contribuindo para a sua formação cognitiva, emocional, social e ambiental. Estimular essa prática desde cedo é fundamental para promover uma educação mais completa, significativa e transformadora.


sexta-feira, 3 de maio de 2024

"Maio" e Mãe

O Dia da Mãe, em Portugal, festejava-se a 8 de maio e, atualmente, celebra-se no primeiro domingo de maio. A data desta celebração varia de país para país e nasceu nos Estados Unidos da América, no início do século XX. A iniciativa partiu de Annie Jarvis, que entrou em depressão depois de perder a sua mãe na Guerra Civil. Annie achou que a sua e todas as outras mães americanas mereciam uma homenagem e iniciou uma campanha para que isso acontecesse.
O Dia da Mãe é e será todos os dias, mas este, em especial, é um momento de reunião familiar, de confraternização de afeto e de partilha. Foi com muito carinho e dedicação que fizemos uma pequena lembrança, reciclando CDS velhos e que cada um irá oferecer à sua mãe ao som da musica de Alda Casqueira - a minha mãe, cujo vídeo que gravamos esta semana, enviaremos para casa.



Mais uma vez, visitamos o CEA para participar na oficina - "Vamos reciclar papel" e aprendemos muita coisa sobre todo o percurso das árvores até ao papel que chega às nossas casas e às escolas!




Mantendo a tradição e após termos relembrado a "Lenda dos Maios" fizemos o nosso com cravos vermelhos. Desta forma celebramos também os 50 anos do primeiro "Dia do Trabalhador" em Portugal.

"As tradições são expressões culturais passadas de geração em geração e refletem as crenças e valores de uma sociedade. Quando as crianças têm contacto com estas tradições, é uma garantia que elas prevalecem ao longo do tempo e o património cultural desta comunidade se mantém presente. Esta é uma forma de as crianças conhecerem e se vincularem com as suas próprias raízes culturais e com a sua história, permitindo a formação da sua identidade cultural."