sexta-feira, 3 de maio de 2024

"Maio" e Mãe

O Dia da Mãe, em Portugal, festejava-se a 8 de maio e, atualmente, celebra-se no primeiro domingo de maio. A data desta celebração varia de país para país e nasceu nos Estados Unidos da América, no início do século XX. A iniciativa partiu de Annie Jarvis, que entrou em depressão depois de perder a sua mãe na Guerra Civil. Annie achou que a sua e todas as outras mães americanas mereciam uma homenagem e iniciou uma campanha para que isso acontecesse.
O Dia da Mãe é e será todos os dias, mas este, em especial, é um momento de reunião familiar, de confraternização de afeto e de partilha. Foi com muito carinho e dedicação que fizemos uma pequena lembrança, reciclando CDS velhos e que cada um irá oferecer à sua mãe ao som da musica de Alda Casqueira - a minha mãe, cujo vídeo que gravamos esta semana, enviaremos para casa.



Mais uma vez, visitamos o CEA para participar na oficina - "Vamos reciclar papel" e aprendemos muita coisa sobre todo o percurso das árvores até ao papel que chega às nossas casas e às escolas!




Mantendo a tradição e após termos relembrado a "Lenda dos Maios" fizemos o nosso com cravos vermelhos. Desta forma celebramos também os 50 anos do primeiro "Dia do Trabalhador" em Portugal.

"As tradições são expressões culturais passadas de geração em geração e refletem as crenças e valores de uma sociedade. Quando as crianças têm contacto com estas tradições, é uma garantia que elas prevalecem ao longo do tempo e o património cultural desta comunidade se mantém presente. Esta é uma forma de as crianças conhecerem e se vincularem com as suas próprias raízes culturais e com a sua história, permitindo a formação da sua identidade cultural."


Sem comentários:

Enviar um comentário