sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

A Paz e o Inverno

Nesta semana fria de janeiro, voltamos a falar sobre o Inverno e as suas caraterísticas.

Continuamos também a conversar sobre a Paz e a sua importância. A Paz não é apenas não haver guerra, violência, conflitos ou discussões...


Educar para a PAZ é cada vez mais uma urgência.
No  Objetivo 16  da Organização das Nações Unidas, uma das metas é reduzir significativamente, até 2030,  todas as formas de violência e taxas de mortalidade com ela relacionadas, em todos os lugares. Promover uma cultura de paz dentro e fora das escolas vai ao encontro do cumprimento dessa meta. A paz é a base para a construção de um ambiente escolar saudável onde as crianças se sintam seguras e felizes.  Trabalhar a paz implica promover valores como respeito, empatia, a tolerância e a cooperação e inclusão de todos. São estas práticas que contribuem para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.




Ainda a propósito do Inverno e das alterações climáticas, quisemos saber se os Icebergues flutuam ou afundam, se a sua água é doce ou salgada e se todos têm a mesma forma. Pesquisamos, experimentamos e compreendemos porque é que o nível da água do mar está a aumentar e o que pode acontecer se não fizermos nada pelo nosso planeta.


Todos os grupos participaram na Oficina criativa - Construção de um vaivém “Especial”, dinamizada pelo "MAR DE EXPERIÊNCIAS".  O "Mar de Experiências" escolhe a arte para transmitir informação histórica e cultural de uma forma divertida e sustentável. Neste caso, abordaram a exploração espacial, nomeadamente o funcionamento do Space Shuttle. Os vaivéns foram construídas com lixo recolhido nas praias.





No Espaço exterior do Centro de Educação Ambiental de Esposende (CEA), com acesso Gratuito, poderão visitar de 8 a 31 de janeiro, uma exposição que aborda a exploração espacial, criada única e exclusivamente com lixo marinho. As instalações artísticas que compõem esta exposição também foram criadas única e exclusivamente a partir de lixo marinho recolhido nas praias. Esta exposição é umas das iniciativas propostas pelo CEA no âmbito do “Janeiro, mês da Ciência”.



1 comentário: