sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Mês da ciência

Em parceria com o Centro de Educação Ambiental e dando continuidade à temática "Janeiro, mês da Ciência", continuamos a fazer algumas atividades experimentais.

Esta semana tivemos a sorte de receber a visita da professora  Joana Terras (mãe de uma criança deste jardim de Infância), que nos veio ensinar algumas coisas sobre vulcões. A partir daqui, a curiosidade aumentou e quisemos saber mais sobre esta temática e estivemos a ver o Vulcão mais ativo do momento que fica na Islândia. Também pesquisamos no Google Maps onde se situa a Islândia. 



No nosso Jardim de Infância é muito comum partilhar saberes entre salas e, desta vez, duas crianças quiseram explicar, aos colegas de outra sala, uma atividade experimental que realizaram na semana passada: - Como se faz um icebergue?

A aprendizagem entre pares acontece quando as crianças aprendem umas com as outras. Desta forma elas transmitem o conhecimento, consolidam o que aprenderam, aumentam a sua auto estima  e trabalham a sua capacidade de comunicação. Esta dinâmica cria maior espírito de equipa  e entreajuda.



De acordo com os interesses de cada grupo, surgiram outras atividades experimentais: 
-Fizemos neve artificial com fraldas descartáveis e foi muito divertido!

- Observamos alguns dos  estados físicos da água.


A realização de atividades experimentais, na educação pré-escolar promove o envolvimento das crianças na construção das suas aprendizagens, desperta a sua curiosidade e investigação, promove a observação, o interesse pela experimentação, desenvolve a capacidade de pensar, de questionar, de emitir opiniões e desperta o seu interesse pelo mundo que as rodeia.
No fim de semana passado, fomos desfrutar da "prenda" que recebemos do Pai Natal (1h de diversão no Monkey Parque).

Um enorme OBRIGADO à Associação de Pais que nos proporcionou este agradável e divertido momento de convívio e brincadeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário