Todos os dias são trabalhadas as diferentes Áreas Curriculares,
mas, esta semana demos mais enfase a Área de Expressão e Comunicação que
engloba diferentes formas de linguagem e que são indispensáveis para a criança
interagir com os outros, dar sentido e representar o mundo que a rodeia. A
especificidade de diferentes linguagens artísticas corresponde à introdução de
subdomínios que incluem artes visuais, jogo dramático/teatro, música e dança.
Na Música iniciamos com as apresentações e depois
relembramos as músicas e canções aprendidas no ano anterior, assim como o nome
de alguns instrumentos que nos são familiares!
"A música está presente na vida das crianças desde muito cedo e todas já tiveram oportunidades de contactar com diferentes formas musicais. A abordagem à Música no Jardim de Infância dá continuidade às emoções e afetos vividos nestas experiências, contribuindo para o prazer e bem-estar da criança. Ouvir música de diferentes géneros musicais, a utilização de diversos tipos de instrumentos valoriza os interesses e as propostas das crianças, no desenvolvimento de uma prática do ouvir, do “fazer” música e do experimentar e criar música e ambientes sonoros. Pressupõe, assim, uma prática sistemática e contínua, com uma intenção específica, direcionada para um desenvolvimento progressivo das competências musicais da criança e o alargamento do seu quadro de referências artísticas e culturais.
Trabalhar as letras das canções relaciona a Música com o desenvolvimento da linguagem, o que passa por compreender o sentido do que se diz, tirar partido das rimas para discriminar os sons, explorar o carácter lúdico das palavras e criar variações da letra original. Também a linguagem oral, utilizada de forma expressiva e ritmada, pode ser considerada uma forma de desenvolvimento musical.”OCEPE (2016) - Direção Geral de Ensino Básico
Domínio da Educação Física – constitui uma abordagem específica de desenvolvimento de capacidades motoras, em que as crianças terão oportunidade de tomar consciência do seu corpo, de desenvolvimento da independência e autonomia, na relação com os outros e com diversos espaços e materiais sendo também uma ocasião de promover estilos de vida saudável, ao fomentar a prática regular do exercício físico e o contacto com a natureza.
“Os jogos com regras, progressivamente mais complexas, são, ainda, ocasiões de desenvolvimento da coordenação motora e de socialização, de compreensão e aceitação das regras e de alargamento da linguagem, proporcionando, ainda, uma atividade agradável que dá prazer às crianças.”
😊
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