sábado, 9 de outubro de 2021

Inicio do Projeto de Expressões

Esta semana foi curta, mas com novas experiências para algumas das crianças que frequentam este Jardim de Infância pela primeira vez. Tivemos as primeiras atividades musicais com o professor Hugo e Educação Física com o professor Vasquinho.

Todos os dias são trabalhadas as diferentes Áreas Curriculares, mas, esta semana demos mais enfase a Área de Expressão e Comunicação que engloba diferentes formas de linguagem e que são indispensáveis para a criança interagir com os outros, dar sentido e representar o mundo que a rodeia. A especificidade de diferentes linguagens artísticas corresponde à introdução de subdomínios que incluem artes visuais, jogo dramático/teatro, música e dança.

Na Música iniciamos com as apresentações e depois relembramos as músicas e canções aprendidas no ano anterior, assim como o nome de alguns instrumentos que nos são familiares!

"A música está presente na vida das crianças desde muito cedo e todas já tiveram oportunidades de contactar com diferentes formas musicais. A abordagem à Música no Jardim de Infância dá continuidade às emoções e afetos vividos nestas experiências, contribuindo para o prazer e bem-estar da criança. Ouvir música de diferentes géneros musicais, a utilização de diversos tipos de instrumentos valoriza os interesses e as propostas das crianças, no desenvolvimento de uma prática do ouvir, do “fazer” música e do experimentar e criar música e ambientes sonoros. Pressupõe, assim, uma prática sistemática e contínua, com uma intenção específica, direcionada para um desenvolvimento progressivo das competências musicais da criança e o alargamento do seu quadro de referências artísticas e culturais.


Trabalhar as letras das canções relaciona a Música com o desenvolvimento da linguagem, o que passa por compreender o sentido do que se diz, tirar partido das rimas para discriminar os sons, explorar o carácter lúdico das palavras e criar variações da letra original. Também a linguagem oral, utilizada de forma expressiva e ritmada, pode ser considerada uma forma de desenvolvimento musical.”OCEPE (2016) -  Direção Geral de Ensino Básico




Domínio da Educação Física – constitui uma abordagem específica de desenvolvimento de capacidades motoras, em que as crianças terão oportunidade de tomar consciência do seu corpo, de desenvolvimento da independência e autonomia, na relação com os outros e com diversos espaços e materiais sendo também uma ocasião de promover estilos de vida saudável, ao fomentar a prática regular do exercício físico e o contacto com a natureza.




“Os jogos com regras, progressivamente mais complexas, são, ainda, ocasiões de desenvolvimento da coordenação motora e de socialização, de compreensão e aceitação das regras e de alargamento da linguagem, proporcionando, ainda, uma atividade agradável que dá prazer às crianças.”




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