sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Cada vez mais... Escola amiga do Ambiente

Pois é... somos cada vez mais amigos do Ambiente!!

Esta semana andamos a aprender muitas coisas novas acerca dos insetos, das árvores e das folhas.

Com a devida autorização da Direção do Agrupamento e cumprindo as indicações da DGS, recebemos elementos de dois parceiros educativos: A Associação Rio Neiva e o CEA.

Os grupos ouviram a história do "Jaime e as bolotas" que era um menino que plantou uma bolota... mas demorou um pouco até ter uma bonita árvore. O livro aborda o crescimento, a velhice, a perseverança e a importância da preservação da natureza.




Observamos com a lupa os ovos, no interior do bugalho e registamos os momentos da história que mais gostamos.

Participamos também na atividade "De quem é esta folha?", onde aprendemos várias particularidades sobre as folhas, associamos algumas às suas árvores e frutos.
Aprendemos que no Outono as folhas mudam de cor, começam a cair e as árvores ficam mais tristes... Sentimos as suas texturas, observamos cuidadosamente os desenhos e formatos, sentimos o cheiro de algumas aromáticas e, por fim, realizamos alguns registos.





Os técnicos do CEA vieram contar-nos a história: As aventuras da Abelha Inês.



Durante a atividade assistimos e aprendemos muitas coisas sobre o modo de vida das abelhas e das vespas, as suas diferenças e semelhanças e a importância e as propriedades do mel. Além de ser muito docinho, ele ajuda a prevenir muitas doenças (atua no sistema imunológico, serve como expetorante e também tem propriedades analgésicas).


Observamos como vivem em colmeia e se organizam, como trabalham em grupo e como convivem entre elas respeitando-se e cumprindo as regras e as suas tarefas, tal e qual como nós fazemos nas nossas salas! Elas também têm uma rainha (ou um chefe) que mantém tudo a funcionar e está atenta ao cumprimento das tarefas das outras!
Todos nós temos um bocadinho de medo das abelhas, mas agora também aprendemos a respeita-las pois elas são muito importantes para o planeta porque são responsáveis pela reprodução das plantas através da polinização. Elas transferem o pólen de uma flor para outra, resultando numa grande variedade de plantas, arvores e bons frutos!
Sem abelhas não existiria muita variedade de frutos e vegetais e por isso não haveria comida suficiente para alimentar os animais e as pessoas!



As abelhas são dos insetos mais sensíveis e por isso têm sofrido muito com as alterações climáticas, a poluição, o uso de pesticidas, etc. Outra das causas que está a afetar a sua vida é o aparecimento das vespas asiáticas que atacam as vespas comuns sendo responsáveis pela morte de muitas colmeias!


Como podemos ajudar as abelhas e o nosso planeta?

-  Limitar o uso de pesticidas e preferir produtos biológicos;
- Plantar nos nossos jardins plantas “amigas das abelhas”: manjerico, funcho, malva, manjerona, orégãos, alecrim, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, papoilas... muitas flores!
 
Foi uma semana muito enriquecedora em conhecimentos a nível ambiental, que nos ajudará certamente a respeitar cada vez mais a Natureza e a sermos mais responsáveis pela sua preservação.
Obrigada à Rio Neiva e ao CEA.

Sem comentários:

Enviar um comentário