sexta-feira, 6 de novembro de 2020

A Terra Treme no Dia de Aulas ao Ar livre

Participamos esta semana no exercício Nacional A TERRA TREME que se realizou no dia 05 de Novembro, pelas 11h05 e, no "Dia de Aulas ao Ar Livre". 

Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Em todas as salas, antes do acontecimento, o tema foi abordado através de conversas de grupo e visualização de pequenos vídeos, para que as crianças não se assustassem e percebessem que se tratava de um simulacro. 

Teve a duração de apenas 1 minuto, durante o qual as crianças foram convidadas a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. Seguiram muito bem as instruções e no final, dirigiram-se ordenadamente para o “ponto de encontro”, que era o campo de jogos. 

Os mais velhos, registaram o momento...


Todos realizaram na perfeição os procedimentos necessários... Chegamos ao final do exercício sãos e salvos!! 



“Dia de Aulas ao Ar Livre” é um movimento global para que o contacto com o ar livre seja uma realidade diária na vida das crianças. Assinalado todos os anos procura proporcionar tempo ao ar livre para aprender e brincar.

A sociedade de hoje está cada vez mais informada e sensível às questões sobre a infância e ao desenvolvimento das crianças, mas ao mesmo tempo elas têm cada vez menos oportunidades de brincar ao ar livre, de explorar o mundo que a rodeia, de correr, saltar, de se sujar, de viver aventuras, de correr riscos. Ou seja, as crianças têm cada vez menos oportunidades para ser criança! Por cá tentamos sempre que possível, proporcionar-lhes momentos estimulantes.




As crianças de hoje vivem mais limitadas, com horários preenchidos com diferentes atividades e pais sobrecarregados de trabalho. O tempo de brincadeira deu lugar a tempo organizado o que diminui a autonomia e compromete o desenvolvimento motor e emocional. Precisam de brincar livremente, de se aventurar, de correr riscos e isso acontece nas atividades livres no espaço exterior, potenciador de experiências únicas e diversificadas, em harmonia com a Natureza. 

Neste dia, cada grupo vivenciou a Natureza de forma distinta e em diferentes espaços.

Brincamos livremente...

Observamos o crescimento das plantas...

Somos amigos da natureza e reciclamos...

Vimos o mar...

Porque acreditamos que as crianças aprendem através da ação que exercem sobre o mundo e das relações que estabelecem com ele e com os outros participamos mais uma vez neste “Dia de Aulas ao Ar Livre” e ao mesmo tempo vamos dando vida ao sonho conjunto (pais/crianças/Escola) na construção de um espaço exterior onde possam ser verdadeiramente crianças.


Assim, andam entusiasmados a planear e a tentar estruturar o novo trilho desafiante, que vai surgir no meio do nosso jardim sensorial. 
Parece que temos por cá futuros Engenheiros!!!

Foi um dia em cheio!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário