quinta-feira, 4 de junho de 2020

Dia Mundial da Criança e regresso à escola



O Dia Mundial da Criança é assinalado, um pouco por todo o mundo, em datas diferentes, para se proclamar os direitos fundamentais das crianças, embora, oficialmente, a ONU tenha instituído a data de 20 de Novembro, por ter sido aprovada neste dia a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, no ano de 1959.
Recentemente, o Governo divulgou em documento próprio, as orientações que devem ser seguidas pelos jardins de infância. Começou por referir que, pese, embora, a recomendação atual de distanciamento físico, "não podemos perder de vista a importância das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças, bem como a garantia do seu bem-estar e direito de brincar”, sendo essencial “considerar que as interações e as relações que as crianças estabelecem com os adultos e com as outras crianças são a base para a sua aprendizagem e desenvolvimento”.
Apesar das regras e medidas de higiene e segurança, ainda há muitos receios (de pais e educadores) sobre o regresso das crianças à escola. Aqui, à nossa segunda casa, regressou um pequeno número com muitas saudades dos amigos e vontade de brincar!! Chegaram pela manhã, um pouco receosas e os pais partiram com o coração “apertadinho”... 
O regresso das crianças passa pela definição de circuitos específicos, áreas de isolamento, medidas sanitárias rigorosas, sinalética adaptada e muitos cuidados.




Durante a manhã começaram a apropriar-se das novas regras de conduta a ser seguidas para as brincadeiras, as idas à casa de banho, na hora de almoçar.. apelando a todos à não partilha de materiais. A nova sinalética de circulação foi dada a conhecer às crianças e “aprimorou-se” a lavagem das mãos. Nas casas de banho, existem marcações de sanitas e lavatórios, onde foi atribuída uma cor por turma.



Nas salas, o ambiente educativo foi reorganizado, tornando-se agora numa área mais “vazia” e com materiais personalizados e de fácil desinfeção. É aqui que cada turma brinca e também faz as suas refeições (lanche e almoço).




No recreio existe para cada turma, material próprio e o espaço está delimitado por uma "linha imaginária", que facilmente conseguiram "ver" e depressa começaram a respeitar. As turmas não brincam entre si.
À tarde foram distribuídas algumas guloseimas e um cata-vento a cada criança e a brincadeira prosseguiu.
Com a alegria possível, vivemos este dia de adaptação!!



Agora, mais do que nunca e seguindo as orientações do Ministérios de educação e da DGS, sempre que possível, privilegiamos as atividades ao ar livre.
Brincar ao ar livre tem imensa vantagens: - Previne a obesidade;  favorece a aquisição de competências a nível de atenção e resolução de problemas;  promove a relação entre pares;  desenvolve a resiliência e a autonomia;  promove a criatividade e a descoberta do mundo  que nos rodeia.  Além disso, cria memórias que serão recordadas durante toda a vida como momentos de felicidade.  
Brincar na natureza ou no exterior,  possibilita ao organismo  criar anticorpos  favorecendo o desenvolvimento do sistema imunitário e a resistência  às doenças.

Durante a semana  brincamos muito no recreio...

 Dançamos  e pintamos!





Fizemos  algumas atividades e jogos propostos pelo professor Hugo e professor Vasquinho.

                                                                     



Fomos ao Pinhal, observamos as plantas, flores e animais. Recolhemos elementos da Natureza para  criarmos uma obra de arte.





















Celebramos o "Dia mundial do Ambiente" (5 de Junho) com uma ida aos ecopontos e jogos relacionados com a reciclagem. Por fim fizemos Ioga na praia sentindo a brisa, o cheiro e o som do mar!

















Foi assim a nossa semana de regresso ao Jardim de Infância. Uma semana com algumas regras diferentes mas um Jardim de Infância com a dinâmica, alegria e a boa disposição de sempre.

Na Classroom continuam a ser colocadas  propostas, para os meninos e meninas que continuam em casa, mas que estão no nosso pensamento e no coração. 
Aqui ficam algumas fotografias que nos enviaram por mail:
A Ariana ficou muito entusiasmada com a experiência de "Flutua ou afunda"!

 
O Mateus fez o seu auto retrato vestido do seu super-herói preferido.


A Laurinha e a Sofia divertiram-se muito a fazer a experiência "flutua ou afunda" e ainda fizeram bonitos bonecos de rolhas!

Continuam a fazer algumas das atividades  do Classroom aproveitando para partilharem experiências em conjunto


Sem comentários:

Enviar um comentário