"Brincar permite adquirir instrumentos fundamentais para a resolução de problemas, tomada de decisões e permite também e desenvolvimento de uma capacidade percetiva em relação ao espaço físico e em relação aos outros. Além de que muitos estudos evidenciam que, quanto mais tempo a criança tem de atividade lúdica e física no recreio, maior capacidade de concentração tem na sala de aula. Já para não dizer que manter o corpo ativo é uma forma de combater o flagelo dos nossos tempos que é o sedentarismo" - Professor Carlos Neto (investigador da Falculdade de Motricidade Humana)
Continuando a cumprir as recomendações da DGS para que se privilegie as atividades ao ar livre e porque concordamos inteiramente com o professor acima citado, esta semana, aproveitamos da melhor forma o bom tempo:
Tratamos da nossa horta, pois era necessário tirar as ervas daninhas e plantar algumas ervas aromáticas. Colocamos a cerca para o resto da surpresa que ainda não podemos revelar.
Fizemos jogos de mímica e tivemos que pensar bem e utilizar uma linguagem não verbal, de forma a que os nosso colegas descobrissem o que queríamos dizer.
Fizemos jogos de equilíbrio, perícia, manipulação, coordenação e deslocamentos... com bastões e cordas.

Observamos a nossa sombra e, dois a dois, desenhamos as silhuetas. Desta forma divertida aprendemos também que o sol faz bem à saúde se soubermos como e quando aproveitá-lo. Aprendemos que só podemos estar ao sol enquanto a nossa sombra é maior do que nós. Quando ela é mais pequena, está na hora de nos protegermos e procurar a sombra. Por isso nesta altura é sempre necessário o uso de protetor solar.
Retomamos o nosso projeto, entretanto interrompido por causa da pandemia do Covid-19.
Estivemos muito empenhados a pintar novos jogos no chão!
Alguns meninos foram até à praia enquanto outros trabalhavam no recreio pois não podemos estar todos muito juntos.
Brincamos muito de forma livre e aproveitamos para experimentar e arriscar novas brincadeiras...
Dançamos, mexemos na terra e comemos morangos da nossa horta. São deliciosos e têm um sabor especial porque foram plantados e cuidados por nós!
"As crianças pequenas não aprendem bem sentadas a uma mesa, estando quietas e ouvindo a lição do professor... As crianças pequenas aprendem melhor a partir da sua própria experiência. Elas aprendem a partir da atividade, da exploração de objetos, conversando com as pessoas, resolvendo problemas reais." - David Elkind
A Laurinha continua empenhada a trabalhar em casa com a mana e parece que gostou da história "O sapo apaixonado"!
E ainda brincou com legos e aprendeu a contar!
A Laurinha continua empenhada a trabalhar em casa com a mana e parece que gostou da história "O sapo apaixonado"!
E ainda brincou com legos e aprendeu a contar!
Sem comentários:
Enviar um comentário