sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Brincar com as ciências



 "A introdução à metodologia própria das ciências parte dos interesses das crianças e dos seus saberes, que o/a educador/a alarga e contextualiza, fomentando a curiosidade e o desejo de saber mais. Interrogar-se sobre a realidade, definir o problema, para decidir o que se quer saber e procurar a solução, constitui a base da metodologia científica. O desenvolvimento da área do Conhecimento do Mundo assenta no contacto com a metodologia própria das ciências para fomentar nas crianças uma atitude científica e investigativa. Esta atitude significa seguir o processo de descoberta fundamentada que caracteriza a investigação científica! OCEP-2016




Hoje, mais uma vez, brincamos com a ciência e fizemos a experiência "explosão de cores"!
Também desta vez, observamos e experimentamos todos juntos, mas antes tentamos imaginar o que iria acontecer. Surgiram muitas ideias, muitas previsões mas ninguém conseguiu imaginar o que aconteceu a seguir!
Ficamos sempre muito curiosos e ansiosos pelos resultados.






















Numa perspetiva sistémica e ecológica, as relações e interações que se estabelecem entre os diferentes intervenientes do processo educativo são essenciais para o desenvolvimento desse processo. O ambiente educativo da sala de jardim-de-infância e do estabelecimento educativo proporcionam múltiplas formas de relações recíprocas, que se enumeram, dado o papel que o/a educador/a desempenha na promoção dessas relações e no aproveitamento das suas potencialidades, para a educação das crianças e para o seu desenvolvimento profissional."

Desta forma articulada, as educadoras partilham saberes, observam e analisam as sua práticas, com o objetivo de melhorar a ação educativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário