sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Musica no Jardim de Infância


"As atividades musicais permitem à criança um melhor conhecimento corporal, oferecem ainda diversas oportunidades para aperfeiçoar a habilidade motora, aprendendo a controlar os músculos e a mover-se com agilidade. Tendo o ritmo um papel importante na formação do sistema nervoso, qualquer movimento que segue um ritmo, mostra um conjunto complexo de ações que o corpo faz, a ordem emitida pelo cérebro para que o movimento aconteça consoante o ritmo e a coordenação que é feita mostra a complexidade e habilidade no nosso corpo. Para este desenvolvimento, todas as atividades realizadas com as crianças desde o primeiro ano de vida são fundamentais para um bom desenvolvimento psicomotor. Cantar com gestos, dançar, pular, bater palmas, bater com os pés, são atividades que desenvolvem o sentido rítmico e a coordenação motora.
 A nível físico, Gainza (1988) afirma que, as atividades musicais na escola são capazes de facilitar o alívio de tensões devidas à instabilidade emocional e fadiga. Pode se então dizer que é importante que as escolas proporcionem atividades musicais que permitam às crianças crescerem e formarem-se num ambiente de tranquilidade, que lhes dê a conhecer o seu corpo como ferramenta para chegar aos outros e ao mundo que as rodeia."  (Santos,Maria Jona - A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL-)

Ainda através das atividades musicais, as crianças  desenvolvem a linguagem, exprimem os seus sentimentos e emoções,  aprendem a ouvir, a saber fazer silêncio , a identificar, memorizar e reproduzir sons e melodias e a desenvolver a sua imaginação.  



Sem comentários:

Enviar um comentário