quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

A sonhar com o recreio...


Com as "ofertas" das famílias , na época de cantar as janeiras, as crianças pretendem apetrechar o recreio com mais brinquedos e outro material de caráter lúdico. Um dos grupos encontra-se também a fazer o projeto do seu “recreio de sonho” em maquete.




Os espaços de recreio são facilitadores do desenvolvimento global das crianças e neles podem ocorrer ações que favorecem a motricidade das crianças, a relação entre pares e momentos de brincadeira promotores de aprendizagem, quer motora, quer cognitiva, quer emocional e social. Cumpre-nos pois, criar as mais variadas oportunidades de aprendizagem para as crianças, sejam elas “mais livres e espontâneas” sejam elas “mais orientadas.”
O espaço de recreio do Jardim de Infância é um espaço de divertimento, de jogo e de outras atividades onde as crianças se desenvolvem e aprendem, destacando de modo particular a construção de competências motoras.
O nosso recreio é um espaço muito agradável, mas que possuí pouca oferta de materiais que proporcionem às crianças experiências e vivências diversificadas. Decidimos adquirir algumas trotinetes e bicicletas, que tem feito as delicias das crianças… 








Cada grupo, responsabiliza-se pelos seus pertences e vão partilhando com os amigos o material existente. Desta forma, para além de competências motoras, são também trabalhadas competências sociais.







A verba angariada destinar-se-á também a fazer face a despesas inerentes a um, há muito pensado projeto, de embelezamento, apetrechamento com espaço de escalada, da parede lateral do campo de jogos e, pintura de jogos no solo. Este projeto, em parceria com a Associação de Pais, a União de Freguesias e a Câmara Municipal de Esposende encontra-se em estudo orçamental. Aguarda-se ansiosamente a aprovação do mesmo.






É importante que cada vez mais se dê realce ao ato de brincar, pois uma criança que está envolvida no lúdico aprenderá de forma mais rápida e adequada, porque sem se dar conta está a adquirir conhecimentos e competências imprescindíveis para o seu desenvolvimento e aprendizagem.
A não existência de oportunidades e condições favoráveis para a criança poder brincar de forma livre e espontânea pode levar a uma diminuição da sua coordenação motora global e segmentar, da capacidade de discriminação espacial e temporal, do prazer na sua mobilidade corporal, da sua auto-estima e da capacidade de autorregulação e auto-controlo, da sua capacidade de confronto com o risco e das suas relações sociais.
Brincar, desde o jogo mais elaborado ao jogo mais simples constitui uma das funções vitais da vida de uma criança e, muitas vezes, quase nem tempo existe para isso. Ao brincar, as crianças mostram-nos que sabem movimentar-se, usar os seus músculos, percebem o que as rodeia, servem-se dos materiais disponíveis, expressam sentimentos e socializam, desenvolvendo ainda com maior envolvimento as suas competências. Brincar é uma estratégia privilegiada para o seu desenvolvimento em diferentes domínios, mas sobretudo para o desenvolvimento de atitudes positivas na interação social, que as poderá acompanhar ao longo de toda a vida.







Segundo as OCEPE (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar), “numa dinâmica de interação, em que se articulam as iniciativas das crianças e as propostas do educador, brincar torna-se um meio privilegiado entre estas e o educador, facilitando o desenvolvimento de competências sociais e comunicativas e o domínio progressivo da expressão oral. Proporciona, de igual modo, outras conquistas, tais como ter iniciativas, fazer descobertas, expressar as suas opiniões, resolver problemas, persistir nas tarefas, colaborar com os outros, desenvolver a criatividade, a curiosidade e o gosto por aprender, que atravessam todas as áreas de desenvolvimento e aprendizagem na educação de infância, constituído condições essenciais para a criança aprenda com sucesso, isto é “aprender a aprender”. (Silva, et al., 2016, p.11).”

Às famílias, que estão connosco em busca do bem-estar das crianças, o nosso agradecimento.
Bem haja!!











Sem comentários:

Enviar um comentário