sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

É Natal


Este mês, apenas com 10 dias úteis, foi muito intenso:

- A família esteve sempre presente na decoração da nossa árvore de Natal;


As crianças escolheram algo seu para ofereceram a um amigo da sala e assim trocaram presentes e afetos;



 Hoje recebemos uma amiga de longa data que cantou e  nos encantou  com canções de Natal e ainda nos trouxe um presépio em cortiça!
 Obrigada Vânia, pelo carinho e pela manhã doce e maravilhosa que nos proporcionou!







Durante a tarde tivemos estrelas brilhantes que nos contaram a história "A estrelinha azul";




Finalmente chegou o Pai Natal!








Foi assim, com alegria, amor, partilha, respeito pelos outros que  se  fez  o NATAL!



O  nosso bonequinho de neve ecológico anda por ai a desejar, em nosso nome, BOAS FESTAS!



Feliz Natal a todas as famílias...







quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Parque Raró


O Parque Raró é um espaço onde o contacto com a natureza é privilegiado e vivências excecionais são facultadas a quem o visitar.


Situado na freguesia de Ferreiró, em Vila do Conde, o Parque Raró (com cerca de 23 mil metros quadrados) foi concebido no âmbito das atividades de Apoio à Deficiência Mental do MADI (Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual) de Vila do Conde – é por isso um parque inclusivo e adaptado a pessoas portadoras de deficiência e ao público em geral.
Logo à chegada, as crianças encontraram  um ambiente sereno, onde foram recebidas por duendes muito simpáticas.


Depois do lanche, e após assistirem a uma apresentação musical coreografada, as crianças deram asas à imaginação e desenharam os seus sonhos, que não deveriam ser brinquedos, nem “coisas” materiais. Todos se dedicaram à tarefa com entusiasmo e no final colocaram o seu desenho na “caixa dos sonhos”…

    

Havia um presépio ao vivo e outro em maquete que observaram encantados...


Visitaram também a casa do Pai Natal, a Aldeia dos Animais, o Bosque Encantado, o Borboletário, o Lago das Rãs e, por fim, o Recanto das Fadas.
A Casa do Pai Natal foi um delírio… As crianças chegaram em silêncio, pois ele estava a dormir e quando o chamaram, ele acordou!! 



Na Aldeia dos Animais, onde existem umas casas construídas pelo carpinteiro e pintadas pelos utentes e funcionários, estão cabras, galinhas, porcos vietnamitas, ovelhas, um coelho, um burro e uma égua.


O Borboletário é um espaço muito bem conseguido, que não choca minimamente com a natureza, coberto com uma rede, em que a ideia é que as pessoas possam entrar e estar rodeadas por um jardim onde andam borboletas. Entraram, observaram e escutaram com atenção...


A meio do percurso, foi apresentada a peça “Um sonho de Natal” que, pela sua simplicidade e o doce desempenho dos atores, encantou as crianças.









































Passaram pelo lago onde vive a Raró (que é a rã de Ferreiró) com muitos peixes de várias cores.



De regresso, visitaram o Recanto das Fadas, que é um espaço muito bonito onde foram colocadas, nos troncos das árvores, janelas e portas para dar a ilusão que lá moram fadas. Inclusive existem algumas penduradas nas árvores…


Toda a decoração existente no parque foi efetuada nas salas de atividades pelos utentes e técnicos da MADI de Vila do Conde, que com estas pessoas especiais realiza um trabalho maravilhoso.
Com esta encantadora experiência de Natal aprendemos a ser mais tolerantes, a ser mais amigos, a amar mais, a valorizar a natureza, a “saber estar”… Aprendemos a SER e não a ter!!

Obrigada Associação de Pais… Mas que local mágico!!! 






sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Histórias no CEA

Esta semana também fomos ao Centro de Educação Ambiental ouvir a história " Viagem ao fundo do mar".esta história falava de um menino que se chamava Martim e  vivia perto do mar. Ele sabia muitas coisas sobre o mar e dos mistérios que ele esconde!
Foi uma história muito bonita!
Hoje, tivemos outra história  no CEA-  "A Matilde e o Morcego" e no fim da história fizemos morcegos!
Esta atividade voltará a realizar-se em Janeiro para as crianças que ainda não participaram nela.


                                               "Viagem ao fundo do mar"



"A Matilde e o morcego"





"Sentir a diferença"


Durante a semana continuamos a falar sobre pessoas com deficiência e fizemos várias atividades para sentirmos um bocadinho das dificuldades que elas sentem!
Fizemos jogos de mímica em que tínhamos que cantar uma canção mas apenas com gestos; imaginamos como seria brincar se estivéssemos sentados numa cadeira de rodas; fizemos educação física com olhos vendados ( fizemos percursos e contornamos obstáculos; procuramos os nossos amigos...
Estas atividades foram  muito importantes para nos colocarmos no lugar dos outros e compreendermos o quanto é difícil fazer as coisas mais simples quando se tem alguma deficiência!

 "Empatia é a essência do que significa ser humano. É o que todo mundo precisa para conseguir agir de forma ética, ter bons relacionamentos e até para o sucesso profissional. E no que diz respeito especificamente às crianças, a empatia é o ponto chave para prevenir bullying e outros tipos de crueldade. 
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar dos outros, conseguir ver as coisas sob outra perspectiva e sensibilidade em relação ao próximo."