sábado, 20 de outubro de 2018

Semana da Alimentação


Terminou a semana temática subordinada ao tema “Alimentação saudável”, que se revelou muito enriquecedora em vivências visuais, tácteis, olfativas e degustativas… 😋😋
O Outono, as suas características e os seus frutos já tinham dado inicio ao tema... e temos um agradável "cantinho" na escola, com a preciosa colaboração dos encarregados de educação e o empenho diário das crianças.




Com as atividades programadas para esta semana, pretendeu-se promover uma reflexão, sobre hábitos de alimentação saudáveis e introduzir novas práticas no quotidiano de todos, em particular, os pequenos-almoços e lanches escolares.
Todas as atividades planificadas para as três salas, foram voltadas ao ensinamento de bons hábitos alimentares, que constituem o consumo diário de frutas, legumes, grãos, cereais, leite e derivados e, contribuíram para o processo de consciencialização e aprendizagem, apresentando num contexto lúdico a importância de cuidar da saúde.
Desde histórias (sobre alimentação e desperdício) até à prova de frutos, confeção de pipocas e bolos (com pouco açúcar e fruta), jogos de descoberta na cantina... foi esta a forma de chamar atenção para a necessidade de cuidar da nossa alimentação, sensibilizando as crianças para a adoção de práticas de alimentação e estilos de vida saudáveis e compreendendo a importância da alimentação na preservação da saúde.


 




Foi também trabalhada a Área da Matemática através da formação de conjuntos de frutas semelhantes; a contagem de quantos elementos tinha cada conjunto e qual era o maior e o menor; a pesaram de frutas e a noção de “mais leve” e o “mais pesado”; e a realização de registos gráficos.
 

Na continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do Programa PASSEzinho (Programa de Alimentação Saudável em Saúde escolar) que tem como objetivos criar atitudes positivas face aos alimentos e à alimentação; compreender a relação entre saúde e a alimentação; e promover hábitos alimentares saudáveis através da educação, observação e experiência, recebemos a visita das enfermeiras do Centro de Saúde de Esposende que dinamizaram uma atividade, ligada à temática da alimentação e implementaram a nível de grupo, um jogo sobre as frutas e os seus benefícios para os diferentes órgãos do corpo. Todos estiveram atentos e participativos!






Com a dinamização destas atividades integradas propusemo-nos trabalhar a temática da alimentação de forma transversal proporcionando o maior número de experiências às crianças assim como trabalhar a educação para a saúde, um domínio integrado na Área de Conhecimento do Mundo, o qual visa espicaçar a curiosidade natural das crianças e o seu desejo de saber e compreender o porquê das coisas.

Sabemos que com a correria do dia-a-dia, montar uma “lancheira saudável” pode ser uma tarefa difícil… Salgados, bolos industrializados (ensacados) e sumos de caixinha, entre outras guloseimas, podem ser a resposta fácil, mas normalmente estes produtos são ricos em açúcar, sal e gordura saturada e, portanto, pouco benéficos para a saúde. 
Apelamos pois a um cuidado extra, na preparação dos lanche das crianças porque, ao investirmos na preparação de uma alimentação saudável, estamos a investir na saúde dos nossos filhos!
Na escola, é oferecido o "leite escolar" e aquilo que vem de casa não necessita ser em grande quantidade (meio pão é suficiente para os mais pequenos e uma ou meia peça de fruta).
Seguem-se algumas sugestões simples de lanches:


Sem comentários:

Enviar um comentário