Quarta-feira, às 11.05h, a Terra "tremeu" mais uma vez em Cepães.
Foi dia de simulacro e todas as escolas participaram no exercício nacional “A Terra Treme”, uma atividade que ensina o que fazer em caso de sismo porque é importante aprender estas regras simples que podem fazer a diferença. Desta forma, as crianças tiveram a oportunidade de experimentar, de forma calma e segura, o que devem fazer se a terra tremer. Através do jogo e da rotina, compreendem melhor como se proteger e ganham confiança para reagir em situações inesperadas.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promoveu o exercício “A Terra Treme”, à semelhança dos anos anteriores. O exercício público de âmbito nacional visa a sensibilização para o risco sísmico.
O Exercício A TERRA TREME visa exercitar os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – e dar a conhecer aos cidadãos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo. É objetivo de A TERRA TREME capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.
Visualizamos pequenos filmes sobre o assunto e compreendemos melhor porque estas coisas podem acontecer.
Treinamos os 3 passos fundamentais!
Quando tocou o alarme todos sabiam o que fazer!! Dirigimo-nos ordeiramente ao ponto de encontro que todos conhecíamos, pois previamente tínhamos feito um plano.
Em 7 minutos, chegamos todos sãos e salvos ao "ponto de encontro".
PROJETO DE LEITURA EM FAMÍLIA
Demos inicio ao Projeto de Leitura em família!!Ponto de partida: Livro “Sebastião e Clarinha à descoberta de Esposende”
Tema: Património Cultural, natural e imaterial - conhecer, cuidar e valorizar”
De acordo com o tema, a Biblioteca Escolar selecionou um livro que servirá como um roteiro para que as familias explorarem e conhecerem melhor o património da sua região.
"A história propõe um itinerário de visita ao concelho com o Sebastião e a Clarinha, os personagens desta história cujos nomes se relacionam com a história e formação de Esposende e com o seu doce mais emblemático (Clarinha). A publicação, mais do que uma divertida narrativa infanto juvenil, constitui uma espécie de guia turístico para os mais novos, sendo um excelente meio de divulgação e promoção do território de Esposende." IN, VISITE ESPOSENDE
- Criar momentos de leitura em família;
- Conhecer e valorizar o património local;
- Proporcionar momentos de afectividade com o(a) vosso(a) filho(a) que vão ser lembrados para sempre.
Cada criança, levará o livro para casa semanalmente, que foi escolhido pela Biblioteca Escolar e que toca esta temática. O livro roda por todas as crianças da turma.
Dado o tipo de texto, tamanho e tipo de imagem, poderá explorar o livro numa perspetiva de roteiro.
Trabalho a realizar em família:
- Visitar um local referido no livro ou outro do património cultural, natural ou imaterial da localidade;
- Tirar uma fotografia desse momento; Escrever uma frase que represente essa vivência em família; Imprimir a fotografia em formato A4;
- Entregar o trabalho (fotografia com frase) no Jardim de Infância, até ao dia 15 de
Maio de 2026;
- Visitar a exposição no Dia do Agrupamento.
Contamos com a vossa colaboração!
Eleição dos Embaixadores da Escola Azul
No nosso jardim de infância realizámos uma atividade muito especial: a eleição dos Embaixadores da Escola Azul. Esta proposta surgiu no âmbito do programa Escola Azul, que tem como objetivo aproximar as crianças do mar e despertar, desde cedo, o interesse pela proteção do ambiente e dos oceanos.
Através desta eleição, quisemos envolver as nossas crianças na temática ambiental, ajudando-as a perceber que todos podemos ter um papel ativo na defesa do planeta.
Antes da votação, falámos sobre o que é uma eleição, como se realiza e por que é importante escolher de forma responsável. As crianças compreenderam que quem é eleito tem uma missão especial: representar o grupo, dar o exemplo e ajudar a cuidar do que é de todos.
Foi um momento de aprendizagem cívica e ambiental, vivido com grande entusiasmo e sentido de responsabilidade, por todos os grupos.
Pequenos gestos como este ajudam a formar cidadãos conscientes, participativos e amigos do mar!
No próximo dia 20 de novembro assinala-se o 36º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança!
Neste sentido, e como forma de assinalar esta data tão importante, a CPCJ de Esposende , lançou um convite/desafio para a criação de uma MANTA DOS DIREITOS: CRES(SER) COM DIREITOS, construída com retalhos de tecidos, para serem decorados pelas crianças e que fazendo alusão aos diferentes direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança.
A manta será exposta, no dia 20 de novembro, num local público, em Esposende.










