No mundo em constante evolução em que vivemos, a ciência e a tecnologia desempenham um papel fundamental no nosso dia a dia. Desde o momento em que acordamos e usamos os nossos smartphones, até à forma como nos movimentamos e comunicamos, a influência da ciência e da tecnologia é evidente.
No Jardim de infância, trabalhamos estes conceitos de forma lúdica, despertando a curiosidade e o interesse das crianças. Através de atividades simples, brincadeiras e atividades do dia a dia, podemos mostrar como a ciência está presente em tudo ao nosso redor.
Explorar a natureza, observar os animais, as plantas e os fenômenos naturais são formas de introduzir a ciência de maneira natural e divertida.
A tecnologia também faz parte do universo infantil, e podemos utilizá-la de forma educativa. Jogos interativos, aplicações educativas e recursos audiovisuais podem complementar a aprendizagem, estimulando a coordenação motora, o raciocínio lógico e a criatividade.
É importante lembrar os benefícios e malefícios da utilização das mesmas e o tempo passado em frente aos écrans em detrimento do tempo que deveria ser passado em atividades ao ar livre. A participação dos pais nesse processo é fundamental. Ao compartilhar momentos de exploração com os filhos, seja em casa, no parque ou em museus, estão a incentivar a procura de conhecimento e o gosto pela ciência e pela tecnologia.
Esta semana andamos a experimentar diferentes atividades ligadas às novas tecnologias. Experimentamos interagir com robots e algumas ferramentas de inteligência artificial.
Concluímos que os robôs, os computadores, etc... necessitam de pessoas que os programem para fazer as tarefas para que são destinados.
“Quando programamos um robô estamos a expressar um pensamento sequencial, ou seja, o objeto vai de um ponto até outro e é a criança que o orienta"
Maribel Miranda, Investigadora da Universidade do Minho/Aveiro
Aprender a programar é simplesmente aprender a dizer às máquinas o que fazer.
O código é a cadeia de instruções digitadas que um computador segue para fazer qualquer coisa. E foi assim… programamos!
Usamos também a Body Planet Magic T-shirt, que é um brinquedo educativo de realidade aumentada, que ensina anatomia humana com a última tecnologia. Vêem-se todos os órgãos do tronco, em tamanho real, em três dimensões, com movimento e aparência real. Através dela, aprendemos o nome de alguns órgãos do nosso corpo.
Aprendemos ainda que que somos todos diferentes na cor da pele, na cor do cabelo, olhos, altura..., mas no nosso interior somos todos iguais e o coração bate da mesma forma.
Utilizamos ainda a aplicação Merge Object Viewer - O Object Viewer coloca centenas de recursos digitais de ensino na palma da sua mão! As crianças podem aprender sobre rochas e minerais, mamíferos, répteis, ciclos de vida, células e muito mais usando diferentes coleções de modelos 3D práticos. Podem também carregar, visualizar e compartilhar os seus próprios objetos 3D no Cubo.
Experimentem ai em casa!!
Muito interessante! Despertou a curiosidade cá por casa!
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