sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Avaliação no Pré-Escolar

Iniciamos o segundo período com a reunião de pais para conversarmos sobre a avaliação das crianças. Primeiro fizemo-lo em grupo para que os pais tomassem conhecimento da importância destes registos de observação/avaliação/ e compreendessem o "porquê" e "para quê" da avaliação na educação pré-escolar.

O que é a avaliação na Educação pré-escolar?

A avaliação neste nível de educação é um processo contínuo e sistemático que visa observar e compreender o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Esta  avaliação tem algumas características e objetivos específicos:

Foco no Desenvolvimento Global: A avaliação no pré-escolar considera diversas dimensões do desenvolvimento da criança, incluindo aspetos cognitivos, sociais, emocionais e físicos. O objetivo é entender como a criança está a desenvolver-se de maneira holística.

Observação e Interação: A avaliação no pré-escolar  envolve a observação das crianças em atividades diárias, interações com outras crianças e adultos e a análise das suas produções. Os educadores observam comportamentos, habilidades e interesses do grupo e de cada criança

Feedback para a Prática Pedagógica: As informações recolhidas por meio da avaliação ajudam os educadores a adaptar as suas práticas pedagógicas, a fim de atender melhor às necessidades individuais das crianças e proporcionar um ambiente de aprendizagem mais eficaz. Desta forma, os educadores adequam estratégias, reorganizam o ambiente educativo e reformulam o seu Projeto Curricular de Grupo (PCG).  

"À medida que o processo se desenvolve, o projeto curricular de grupo vai sendo revisto e ajustado, através de ciclos sucessivos de planeamento, ação e avaliação..." - OCEPE

Parceria com Famílias: A avaliação no pré-escolar também envolve a colaboração com as famílias, que são essenciais para o desenvolvimento das crianças. As informações sobre o progresso e as necessidades das crianças são compartilhadas com os pais, promovendo um trabalho conjunto.

Valorização do Processo: A avaliação no pré-escolar enfatiza o processo de aprendizagem, em vez de apenas os resultados. O objetivo é entender como as crianças aprendem e como elas podem ser apoiadas no seu desenvolvimento.

Instrumentos Diversificados: Os educadores utilizam uma variedade de ferramentas e métodos para a avaliação, como portfólios, registros de observação, fotografias, atividades lúdicas, etc.  

Em resumo, a avaliação no pré-escolar é uma prática essencial que visa apoiar o desenvolvimento integral das crianças, permitindo que educadores e famílias trabalhem juntos para promover um ambiente de aprendizagem positivo e enriquecedor.

Nas salas, nesta primeira semana do ano, reorganizamos espaços, introduzimos novos materiais e matamos as saudades de brincar com os nossos amigos. Voltamos também a conversar sobre as regras de convivência estipuladas, para que tudo corra bem!!




Sem comentários:

Enviar um comentário