sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Rotinas e primeira aula de música


Depois do desafio lançado na semana passada, para a colocação de um pano branco nas janelas, aqui ficam algumas fotos que nos chegaram.
Pequenos gestos podem fazer a diferença!


Esta semana, já com menos choro, começamos a trabalhar as rotinas diárias, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Elas proporcionam um sentido de segurança e previsibilidade, permitindo-lhes compreender a sequência das atividades e se sintam mais confiantes no ambiente escolar. Cada grupo, começa a seu ritmo a introduzir os sistemas de gestão de espaço e tempo, marcando presenças e o estado do tempo, decidindo, de forma democrática, o número de crianças que irão para cada área, elegendo os responsáveis do grupo, etc.
As crianças mais velhas ajudam as crianças mais novas na introdução e execução destas rotinas e de toda a dinâmica da sala. Desta forma criam laços afetivos importantes, favorecem a integração e desenvolvem a auto-estima.




Importância das Rotinas:

Segurança e Estabilidade: As rotinas criam um ambiente previsível, onde as crianças podem antecipar o que acontecerá a seguir. Isso reduz a ansiedade e promove um sentimento de segurança emocional.

Desenvolvimento da Autonomia: Ao seguirem rotinas, as crianças aprendem a se organizar, a gerenciar seu tempo e a realizar atividades de forma independente. Isso contribui para o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade.

Aprendizagens Estruturadas: As rotinas estruturadas permitem que as crianças assimilam melhor novos conceitos, pois elas sabem que há um momento específico para o aprendizado, brincadeiras e descanso.

Socialização e Relacionamento: A repetição e a regularidade das rotinas ajudam as crianças a socializarem entre si, a fortalecerem vínculos e a aprenderem a trabalhar em grupo.

Promoção da Disciplina: Quando as crianças seguem uma rotina, elas entendem a importância de regras e limites, o que é crucial para o desenvolvimento de comportamentos adequados e respeitosos.

Para além de brincarmos muito, no interior e no exterior, iniciamos esta semana a atividade de Música, promovida pela Câmara Municipal, este ano lecionada pelo professor Gonçalo Jaques, em coadjuvãncia com as educadoras.


Um dos grupos já fez a sua primeira saída, para observação da Natureza.
Teremos muitas mais!!!


sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Regresso

Regressamos ao Jardim de Infância com muita energia e vontade de continuar a dar o nosso melhor.

Tem sido uma semana difícil porque não chegam os braços para os abraços, para o colo e para aconchegar os mais pequeninos e todos os outros que também precisam de nós. Tem sido e será um processo lento, ao ritmo de cada um, respeitando as necessidades e o seu tempo. 

Começamos com brincadeiras, jogos e, pouco a pouco, iniciamos as rotinas diárias para que as crianças mais velhas continuem a fazer o que já faziam anteriormente e, assim ajudam os que cá estão pela primeira vez. Esta ajuda e partilha cria laços afetivos  importantes e facilita, entre outras coisas, a adaptação e integração na vida de grupo.


Dada a semana complicada que se viveu, devido aos fogos  que assolaram o nosso País, a Associação de Pais quis ajudar os Bombeiros com a recolha de bens essenciais. 



A Associação de Pais, fez chegar aos Bombeiros de Esposende, os contributos recolhidos no Jardim de Infância. A todos o nosso obrigada!

Conversamos com as crianças sobre a importância dos Bombeiros (soldados da Paz), na vida das populações e fizemos ligação ao "Dia Internacional da Paz" que se comemora no dia 21 de Setembro. Incentivamos assim as nossas crianças a aprenderem a ser solidárias, ajudando aqueles que necessitam.


#JanelaBrancaPelaPaz é o título da iniciativa do Centro de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental e a Unicef Portugal para este sábado, 21 de Setembro, Dia Internacional da Paz.

Este ano foi feito um apelo e a ideia é simples: pegar num pano branco – lençol, bandeira, fronha, toalha.. – e colocá-lo à janela como afirmação de que se está a apelar às tréguas, à paz, ao fim das hostilidades na quase centena de países que está envolvida em conflitos fora das suas fronteiras.


Se aderirem a esta iniciativa tirem fotos das vossas janelas e enviem-nos, para na próxima semana conversarmos nas salas, com as crianças.

​​​​​​​​​​​​​​"Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente em todo o mundo a 21 de Setembro. Este dia foi estabelecido em 1981, através da Resolução 36/67, da Assembleia Geral das Nações Unidas. ​​Este dia celebra o poder da solidariedade global para a construção de um mundo pacífico e sustentável.
Este ano, que marca o 25.º aniversário da adoção pela Assembleia Geral das Nações Unidas da Declaração e do Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, o tema é: Cultivar uma Cultura de Paz​. Nesta declaração, as Nações Unidas reconhecem que a paz “não é apenas a ausência de conflito, mas também requer um processo participativo positivo e dinâmico, onde o diálogo é encorajado e os conflitos são resolvidos num espírito de compreensão mútua e cooperação”.

Este é uma altura particularmente importante para relembrar os valores que definem a cultura da paz: o respeito pela vida, pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais; a promoção da não violência através da educação, do diálogo e da cooperação; o compromisso com a resolução pacífica de conflitos; a adesão à liberdade, justiça, democracia, tolerância, solidariedade, cooperação, pluralismo, diversidade cultural, diálogo e compreensão em todos os níveis da sociedade e entre as nações.

O tema deste ano visa relembrar que uma cultura de paz necessita de ser cultivada em todas as comunidades ​através da educação formal e informal, em todos os países e gerações."