sexta-feira, 7 de junho de 2024

A festa do Agrupamento e os direitos das crianças

No sábado, dia 1 de junho, tivemos a Festa do Dia do Agrupamento com a participação de todas as escolas e Associações de Pais, em convívio e animação.

O nosso Jardim de Infância apresentou a canção, com pequena coreografia, "A história que um dia vais contar", de Pedro Dyonysyo.

                                       


O autor Pedro Dyonysyo, partilhou a apresentação na sua página do Facebook e deixou um abraço a toda a comunidade educativa do agrupamento e especialmente a estes pequenos grandes artistas!

Durante a semana, continuamos a a conversar sobre os direitos das crianças e como um deles é o DIREITO a BRINCAR, fizemos muitos jogos, muitas brincadeiras e a Associação de Pais ofereceu-nos dois dias com insufláveis, gelados (porque era dia de festa...)  e 3 trotinetes! 

Um enorme agradecimento a todas as famílias que têm contribuído, das mais diferentes formas, para nos ajudarem a fazer crianças felizes.








Um brinquedo para o Uganda

As crianças de um dos grupos, fizeram uma apresentação teatral para todos, da história "A Maria dos olhos grandes e o Zé Pimpão", que fala de dois amigos que nos levam a visitar os dois lados do mundo que apenas se vê com olhos de ver mundo e se sente com pés de sentir a terra. Uma obra que tem em si o sonho de um mundo melhor.

Porque ainda existem muitas crianças no mundo a quem lhes são negados os seus direitos (o outro lado do mundo), abordamos o assunto e recebemos também esta semana a Cláudia Coutinho (mãe de uma criança desta escola), que recentemente com um grupo de amigos formou a Associação This Time for Africa (ONG) e, esteve em Bugiri (Uganda) para ajuda humanitária a um orfanato.

Conversamos sobre os direitos das crianças, explicando, o significado de alguns como, o direito a ter um nome, a uma educação, à proteção, o direito a ter uma família, a ter casa e a poder brincar… Tentando que as nossas crianças se sintam felizes a ajudar os outros, pedimos a cada uma um brinquedo (jogo ou livro) e/ou uma peça de roupa. Grande parte das crianças trouxeram a sua oferta para as menos afortunadas e mostraram-me muito felizes ao entregar o seu "presente".
A Cláudia e alguns membros da Associação conseguiram transmitir com sensibilidade e de forma leve e simples algumas das situações vividas no orfanato e quais são as necessidades mais prementes das crianças.

Nas próximas vezes que lá voltar, a Cláudia encarregar-se-á de conseguir fazer chegar às crianças as nossas ofertas!
Para quem quiser ajudar monetariamente deixamos o Gofundme  criado pela Associação para ajudar o orfanato em alimentação, despesas escolares etc. As crianças necessitam urgentemente de material escolar e de pagar as taxas escolares!


O nosso obrigada a todos que colaboraram.
As crianças do Uganda também já agradeceram!!!


É muito importante  formar futuros cidadãos solidários e agentes da mudança que o mundo tanto  necessita!

“O futuro das crianças é sempre hoje.
Amanhã será tarde.”

Gabriela Mistral, poeta e educadora chilena, ganhadora do prémio Nobel de Literatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário