sexta-feira, 28 de junho de 2024

Última semana

Entramos na última semana letiva…
Temos andado por cá embrenhados em muita brincadeira e ensaios mas,  houve tempo para jogos, danças, canções, pedaladas, corridas e muito mais.
Ainda no âmbito das comemorações do dia Mundial da Criança, como oferta da Câmara Municipal de Esposende, recebemos o Projeto IZINDABA e o seu conto 'O Monstro Peludo'. Teve narração e canto de Estefânia Surreira e música ao vivo de Filipe Miranda.



No último dia, cantamos e dançamos para as nossas famílias e amigos.








  Foram momentos de convívio e muita animação!


As crianças mais velhas  terminam uma pequena etapa da sua vida!  Entusiasmados, vão iniciar novos voos e que esses sejam sempre encorajados, para que se tornem cada vez mais altos.
Por cá tentamos sempre ampará-los, torná-los melhores pessoas e fazê-los felizes!!
Na despedida o coração dos adultos ficou pequenino e umas lagrimitas espreitaram nos olhos... porque "Ficas sempre responsável por aquele que cativaste".





BOAS FÉRIAS para todos e um "ATÉ SEMPRE". Os que partem, ficarão sempre no nosso coração!



 “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.” ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

Para os que ficam, despedimo-nos com um "até breve". 

Um enorme agradecimento à Associação de Pais e a todos e todas que nos acompanharam neste ano letivo e nos ajudaram nesta caminhada. 

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Visita às escolas do primeiro ciclo

Por cá, temos andado entusiasmados a preparar o final de ano... Cantamos, dançamos, ensaiamos, trocamos ideias, planeamos mas também brincamos, corremos e saltamos!!

Terminamos a semana com a visita a três escolas do 1º ciclo do Agrupamento. Em todas elas, fomos bem recebidos e acarinhados. Vem ai uma nova etapa!!!


A transição do jardim de infância para o 1º ciclo é um momento muito significativo na vida das crianças e é importante que este processo seja feito de forma tranquila e gradual. Uma maneira de facilitar essa transição é proporcionando-lhes visitas às escolas onde vão ingressar, para que possam conhecer o espaço, os professores e os colegas. 


São estes momentos marcantes que permitem que as crianças se sintam mais familiarizadas com o novo ambiente, diminuindo a ansiedade e contribuindo para uma adaptação mais rápida e tranquila. 
Ao conhecerem a escola, as crianças podem começar a sentir que já fazem parte dela, o que pode aumentar a sua motivação para as novas aprendizagens.


Todas as crianças regressaram ao Jardim de Infância muito contentes  e  entusiasmadas!



sexta-feira, 14 de junho de 2024

Dias do brincar...


No passado dia 25 de março, a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu o dia 11 de junho como o Dia Internacional do Brincar. O nosso Agrupamento, aceitou o desafio lançado pela Câmara Municipal de Esposende para comemorar o DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR, na sequência do desafio lançado pela Rede Territorial das Cidades Educadoras. 
A "Hora de Brincar" foi agendada entre as 14.30h e as 15.30h e consiste em convidar as crianças a brincar livremente no espaço exterior escolar ou em qualquer outro espaço que permita o contacto com a natureza. Pretende-se garantir a liberdade de escolha e concepção das próprias brincadeiras por parte das crianças, sem necessidade de atividades orientadas, e garantindo, no espaço, a presença de materiais diversos que possam contribuir para explorar a sua criatividade.
#diainternacionaldobrincar

Por cá, o dia  do brincar é todos os dias e a todas as horas! Neste dia foi assim:





Nos outros dias, foi também assim:






sexta-feira, 7 de junho de 2024

A festa do Agrupamento e os direitos das crianças

No sábado, dia 1 de junho, tivemos a Festa do Dia do Agrupamento com a participação de todas as escolas e Associações de Pais, em convívio e animação.

O nosso Jardim de Infância apresentou a canção, com pequena coreografia, "A história que um dia vais contar", de Pedro Dyonysyo.

                                       


O autor Pedro Dyonysyo, partilhou a apresentação na sua página do Facebook e deixou um abraço a toda a comunidade educativa do agrupamento e especialmente a estes pequenos grandes artistas!

Durante a semana, continuamos a a conversar sobre os direitos das crianças e como um deles é o DIREITO a BRINCAR, fizemos muitos jogos, muitas brincadeiras e a Associação de Pais ofereceu-nos dois dias com insufláveis, gelados (porque era dia de festa...)  e 3 trotinetes! 

Um enorme agradecimento a todas as famílias que têm contribuído, das mais diferentes formas, para nos ajudarem a fazer crianças felizes.








Um brinquedo para o Uganda

As crianças de um dos grupos, fizeram uma apresentação teatral para todos, da história "A Maria dos olhos grandes e o Zé Pimpão", que fala de dois amigos que nos levam a visitar os dois lados do mundo que apenas se vê com olhos de ver mundo e se sente com pés de sentir a terra. Uma obra que tem em si o sonho de um mundo melhor.

Porque ainda existem muitas crianças no mundo a quem lhes são negados os seus direitos (o outro lado do mundo), abordamos o assunto e recebemos também esta semana a Cláudia Coutinho (mãe de uma criança desta escola), que recentemente com um grupo de amigos formou a Associação This Time for Africa (ONG) e, esteve em Bugiri (Uganda) para ajuda humanitária a um orfanato.

Conversamos sobre os direitos das crianças, explicando, o significado de alguns como, o direito a ter um nome, a uma educação, à proteção, o direito a ter uma família, a ter casa e a poder brincar… Tentando que as nossas crianças se sintam felizes a ajudar os outros, pedimos a cada uma um brinquedo (jogo ou livro) e/ou uma peça de roupa. Grande parte das crianças trouxeram a sua oferta para as menos afortunadas e mostraram-me muito felizes ao entregar o seu "presente".
A Cláudia e alguns membros da Associação conseguiram transmitir com sensibilidade e de forma leve e simples algumas das situações vividas no orfanato e quais são as necessidades mais prementes das crianças.

Nas próximas vezes que lá voltar, a Cláudia encarregar-se-á de conseguir fazer chegar às crianças as nossas ofertas!
Para quem quiser ajudar monetariamente deixamos o Gofundme  criado pela Associação para ajudar o orfanato em alimentação, despesas escolares etc. As crianças necessitam urgentemente de material escolar e de pagar as taxas escolares!


O nosso obrigada a todos que colaboraram.
As crianças do Uganda também já agradeceram!!!


É muito importante  formar futuros cidadãos solidários e agentes da mudança que o mundo tanto  necessita!

“O futuro das crianças é sempre hoje.
Amanhã será tarde.”

Gabriela Mistral, poeta e educadora chilena, ganhadora do prémio Nobel de Literatura.