sexta-feira, 12 de abril de 2024

Limpeza da praia - Escola Azul - Dia Mundial da Terra

Antecipando o "Dia Mundial da terra", participamos na ação de limpeza das praias, organizada pelo CEA.

"​​​​​​​​​​​​​​​O Dia Mundial da Terra é, anualmente, comemorado a 22 de abril. Esta comemoração visa reconhecer a importância do planeta e alertar para a importância e a necessidade de preservar os recursos naturais do mundo, tendo como tema em 2024 -  Planeta versus Plásticos 

Celebra-se em mais de 190 países, manifestando o seu compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra. 

Para este dia, a Earthday.org tem como compromisso reduzir a utilização dos plásticos em prol da saúde humana e planetária, exigindo uma redução de 60% na produção de todos os plásticos até 2040. Agora no seu 54.º ano comemorativo, o Dia Mundial da Terra sublinha a nossa responsabilidade coletiva de salvaguardar o ambiente e o nosso próprio futuro".

Por tudo isto e porque somos "Escola Azul" temos o dever de participar, com pequenos gestos, em ações que contribuam para um planeta melhor. 

Envolvendo as crianças desde cedo neste tipo de  atividades, estamos a proporcionar-lhes uma valiosa educação ambiental. Elas aprendem sobre a importância de cuidar do meio ambiente, do impacto do lixo nos oceanos e na vida marinha, e do papel que cada um de nós desempenha na preservação do planeta. Trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum, como limpar uma praia, fortalece os laços comunitários e promove um sentido de responsabilidade compartilhada.
A participação das crianças em ações de limpeza de praia não só contribui para a limpeza física das praias, mas também para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e empenhados na preservação do meio ambiente.
Foi uma manhã esplendida, onde alegremente, todos deram o seu contributo. Obrigada ao CEA pela iniciativa!!





Está mesmo a culminar (19-4), o PROJETO DE LEITURA EM FAMÍLIA!!!
As histórias selecionadas pela Biblioteca já percorreram todas as famílias, e já temos alguns cravos a adornar as nossas escadas, enquanto não passam para o exterior. Aguardamos os restantes, para depois construímos o nosso "JARDIM DA LIBERDADE"!!!


1 comentário: