sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Simulacro-"A terra treme" e "Dia do Mar"

Ás 11.14h do dia 14-11 a Terra tremeu mais uma vez em Cepães.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promoveu o exercício “A Terra Treme”, à semelhança dos anos anteriores. O exercício público de âmbito nacional visa a sensibilização para o risco sísmico.
O Exercício A TERRA TREME visa exercitar os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – e dar a conhecer aos cidadãos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo. É objetivo de A TERRA TREME capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.


Após a visualização de pequenos vídeos e de combinados os procedimentos, estivemos todos preparados e conseguimos chegar sãos e salvos ao ponto de encontro.




Exercício concluído com sucesso!


Esta semana iniciamos a parceria com o Centro de Educação Ambiental (CEA).
Para participarem na iniciativa Histórias no CEA, dois grupos foram assistir à história, contada em teatro de sombras: A floresta mágica. A história realça a importância da floresta e da biodiversidade. No final, as crianças participaram numa oficina de construção do fantoche de uma coruja.




Continuamos a falar de Biodiversidade, mas desta vez de Biodiversidade Marinha. Como somos "Escola Azul", não podíamos deixar esquecer que somos "Guardiões"  do nosso mar e lá fomos nós tentar limpar  a praia que estava algo suja e um bocadinho perigosa, devido ao grande numero de paus e troncos espalhados no areal.


A observar o mar, ouvimos a história de José Fanha: - "O dia em que o mar desapareceu"... e não é que o mar estava cinzento e só com um bocadinho de azul? 


O mar tem destas coisas!

No fim da história todos se comprometeram a não fazer como os "Pássaros Bisnaus"  e a respeitar o mar que tanto nos dá.

Ainda tivemos tempo de brincar e de dar largas à nossa imaginação e criatividade!



Os Oceanos, a vida marinha e o meio ambiente estão em apuros!!
É urgente transmitir essa consciência às crianças e à população em geral para que possam assumir o compromisso das suas ações, que terão impacto no futuro do planeta.
Ensinar as crianças a recolher o lixo da praia irá torná-las mais responsáveis e atentas ao problema que é de todos.
O mundo precisa de pessoas capazes de o transformar no lugar melhor!!

1 comentário: