sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Recomeço - ano letivo 2023-24

Começou mais um ano letivo e iniciamos uma nova viagem com companheiros já conhecidos e outros que nos escolheram para nos acompanharem nesta aventura.

Muitas crianças regressaram já com saudades de rever os amigos e outros, ainda um pouco a medo, com algum choro, estão a ambientar-se devagarinho e com a ajuda dos que já cá estavam. 

Nesta fase de adaptação é preciso dar-lhes tempo... o tempo de cada um, respeitar o seu ritmo, criar um acolhimento baseado no carinho, no aconchego para que as crianças se sintam confortáveis e comecem a sentir-se seguras e em "casa". O ambiente  tem que ser alegre e prazeroso para que criem boas memórias do tempo que viveram no Jardim de Infância.

Cada criança sente e faz esta adaptação de forma diferente e o papel do educador é ajudar a gerir as emoções, dar muito colo, limpar as lagriminhas dos mais pequeninos e ajuda-los a integrarem-se no grupo para que, brevemente, se sintam  parte dele.  

Seguiremos viagem, com a ajuda e compreensão de todos, com muitas  aventuras e novas aprendizagens.

Começamos o ano com  as crianças vestidas dos seus heróis preferidos, com muita  musica, bolinhas de sabão e abraços de reencontros. A Associação de Pais ofereceu o lanche e uma prendinha de "Boas vindas".



Durante a semana iniciaram-se algumas rotinas, fizeram-se jogos de socialização, danças com muita alegria, houve muito colinho e bastante brincadeira.  

Vamos dando os primeiros passos na construção das regras de socialização necessárias, à vivência do dia-a-dia.






O nosso Jardim de Infância está mais rico e mais colorido porque temos meninos e meninas de várias nacionalidades: - Angola; Brasil; Peru; Paquistão e Polónia!
Tivemos a sorte de receber, só por alguns dias, uma criança que integra o "Ruben Circus" e que nos mostrou as suas habilidades com arcos. Explicou-nos o que faz e como vive. Ficamos encantados com esta pequena artista e vamos ter saudades! 



Acompanhem-nos por aqui e ao longo do ano, mostraremos semanalmente algo daquilo que vamos fazendo!! 
Até à próxima semana!! 


1 comentário: