sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Janeiro - Mês da Ciência

Começaram a chegar à escola as primeiras criações do PROJETO DE LEITURA EM FAMÍLIA deste ano letivo.
Durante este ano serão desenvolvidas atividades sobre o tema - "Nós e o Planeta - Saúde e Sustentabilidade". Cada criança, (uma por turma) semanalmente, leva um livro para casa, que toca esta temática de alguma forma. Os livros rodam por toda turma. Como produto da leitura do livro, sugere-se que, sobre um suporte em cartão ou madeira, em dimensões e formato ao gosto de cada família, imaginem uma nova capa para o livro lido, com elementos reutilizados (caixas de cereais, de ovos, tampas…) que ilustrem a história e que terá como objetivo a construção gráfica de um quadro.

Como continuamos a falar do inverno e sobre o comportamento dos animais nesta altura do ano, realizamos esta semana uma experiência, para os três grupos, para compreender como é que os animais sobrevivem ao frio. Conversamos sobre hibernação, o porquê de alguns animais terem que hibernar e quais os animais que hibernam. Depois fizemos a experiência: - usamos uma bacia com agua e gelo, uma saca de plástico vazia e uma saca de plástico com banha de porco, para simular a gordura dos animais. Metemos uma mão em cada saca e colocamos na bacia com água gelada. A mão que estava na saca vazia ficou muito fria, mas a outra mão, que estava na saca com banha, continuava quente! Concluímos que a gordura ajuda a conservar o calor e por isso os ursos polares, e muitos outros animais que vivem nos polos, resistem ao frio porque têm uma grande camada de gordura que os protege.

E assim se faz ciência!

Como Janeiro é o mês da Ciência, a convite do Centro de Educação Ambiental fomos ao Auditório Municipal de Esposende, para assistir a uma fábula submarina sobre a preservação ambiental e sobre o desperdício e suas consequências, ao som de canções originais, onde as crianças imergiram num oceano mágico e sensorial. 

A companhia Historioscópio está de parabéns! Foi muito bonito!!



VEJA O TEASER

Sem comentários:

Enviar um comentário