sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

2ª semana do Advento

Iniciamos a semana a comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que se celebra no dia 3 de dezembro. Vimos pequenos vídeos acerca da temática e conversamos muito sobre as diferenças, a deficiência e a aceitação do outro, respeitando as suas caraterísticas. Nas salas registamos aquilo que vimos e que mais nos tocou e, com todos os trabalhos, elaboramos um cartaz alusivo ao tema.


Um dos grupos participou na oficina Use e Re-Use no Centro de Educação Ambiental.
As crianças foram sensibilizadas para o aproveitamento dos materiais e separação seletiva de resíduos, tendo posteriormente realizado um trabalho de expressão plástica, uma caixa de Natal, utilizando desperdícios e materiais recicláveis, a partir de cartão e rolhas de cortiça. Ficaram muito bonitas!!


Cada grupo tem efetuado várias produções artísticas e estamos a decorar o nosso pinheirinho com etiquetas contendo a foto de cada família, efetuadas pelas crianças.   
Ouvimos histórias, dançamos e cantamos canções... adoramos o Natal!




A nossa troca de prendas, iniciou-se entre as crianças de cada sala, nos primeiros dias de dezembro. 
Procuramos desenvolver valores como a partilha, a solidariedade, a importância de desfrutar e saber cuidar dos brinquedos que têm. Trabalham-se os valores da amizade e o sentimento de pertença ao grupo, onde as crianças se sentem amadas e reconhecidas. Promovem-se as competências sociais e afetivas, favorecendo desta forma as experiências positivas entre as crianças.
Aprendemos que é tão bom dar, como receber!!


Através deste pequeno gesto, de oferecer algo que era seu, as crianças foram estimuladas a tomar consciência do mundo que as rodeia e começar a desenvolver um sentido solidário. Os adultos (pais e educadoras), tem um papel decisivo no despertar deste interesse nas crianças através do seu próprio exemplo e das ações que podem fazer em conjunto desde cedo.
Esta ação conjunta deu os seus frutos e culminou numa grande recolha, em prol de crianças mais desfavorecidas. Procurou-se desta forma que as crianças valorizem o que tem e que sintam vontade de ajudar quem precisa. Contribuiu também para o desenvolvimento de uma consciência cívica, através de metodologias participativas... Isto sim, é SOLIDARIEDADE!!
O nosso obrigada ás famílias, por embarcarem connosco nestas "aventuras" e por se mostrarem tão generosas, apesar dos tempos de crise em que vivemos.
O nosso pinheirinho ficou muito mais rico de amor! 💖



Agradecemos também à dona  Paula Sousa, pela ajuda no transporte e entrega dos "presentes" recolhidos, no seu destino. 
As crianças da Obra de Nossa Senhora das Candeias, no Porto, terão certamente um Natal muito mais feliz!




1 comentário: