Quarta-feira, a Câmara Municipal de Esposende presenteou-nos com a presença na nossa escola do contador de histórias Rui Ramos, que trazia "A Biblioteca dentro da Cartola" e, na sua mala, trazia muita magia!
Foram momentos muito engraçados em que nos divertimos muito, rimos à gargalhada e demos largas à nossa imaginação!
Alguns meninos e meninas estão já a despedir-se do Jardim de Infância e ansiosos por iniciarem novas aventuras e adquirirem novos conhecimentos. Com a ajuda das novas tecnologias, o longe faz-se perto... visitamos virtualmente algumas das escolas do primeiro ciclo do nosso Agrupamento. Revimos amigos e eles quiseram mostra-nos a sua sala e as suas habilidades. Conhecemos também algumas professoras, cantamos e vimos algumas das dinâmicas das salas de aula.
Ficamos ainda mais entusiasmados e motivados para a transição!
"São essas as transições que particularmente preocupam docentes e pais/famílias, que
se interrogam como a criança irá lidar com a nova situação. Importa dar uma especial atenção à criança nesses momentos, transmitindo-lhe uma visão positiva dessa passagem, como
uma oportunidade de crescer, de realizar novas aprendizagens, de conhecer outras pessoas
e contextos, de iniciar um novo ciclo, de forma a sentir confiança nas suas capacidades para
dar resposta aos desafios que se lhe colocam.
Este apoio é tanto mais importante porque o modo como a criança vive as primeiras transições (do ambiente familiar para a creche e/ou para o jardim de infância e deste para o 1.º
ciclo) pode influenciar a sua atitude perante futuras transições. Para que as transições possam ser vividas positivamente, importa que se inscrevam na evolução do processo educativo
de cada criança, sendo indispensável um equilíbrio entre as mudanças inevitavelmente introduzidas e a continuidade das aprendizagens, de modo a que a nova etapa se construa a partir
do que a criança sabe e é capaz de fazer.
Porém, apoiar a transição e assegurar a continuidade não significa antecipar as metodologias e estratégias de aprendizagem consideradas próprias da fase seguinte. Por exemplo, no
caso da educação de infância, não se trata de adotar na creche, com as crianças mais velhas,
práticas mais adequadas ao jardim de infância (tais como, tempos longos em grande grupo),
nem de começar a fazer no jardim de infância atividades consideradas como características
do 1.º ciclo. Trata-se antes de proporcionar, em cada fase, as experiências e oportunidades
de aprendizagem que permitam à criança desenvolver as suas potencialidades, fortalecer a
sua auto-estima, resiliência, autonomia e autocontrolo, criando condições favoráveis para que
tenha sucesso na etapa seguinte". - OCEPE -2016
Acabamos a semana com as Marchas de S. João, com coreografias improvisadas e com muita alegria!
👍
ResponderEliminarChega o momento da despedida, mas muitas recordações vão ficar guardadas no coração dos meninos, bem como dos pais! Com uma lágrima no canto do olho, acabo por me despedir de um grupo fantástico! Parabéns a todas, porque são verdadeiramente excepcionais!
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