sexta-feira, 20 de maio de 2022

Somos Escola Azul

Esta semana, dedicamos a nossa atenção ao MAR... Ouvimos várias histórias acerca do tema, algumas delas do Projeto de Leitura em Família, fizemos recorte e colagem, cantamos canções e falamos sobre a poluição e sobre o contributo que podemos dar á Natureza, reciclando.


Já aqui temos referido várias vezes que é necessário e urgente educar as crianças para a importância da natureza e da sustentabilidade do nosso planeta, incutindo-lhes hábitos de vida saudáveis e promovendo o respeito pelo mundo que nos rodeia, incentivando  a cultura dos "3R”

Porquê preocuparmos-mos com o mar e os oceanos?

- Porque 70% do nosso planeta é constituído por mares e oceanos e além disso a agua é indispensável à vida. Não nos podemos esquecer que  97% da agua disponível no mundo está nos mares, nos oceanos e é deles que que vem 50% do oxigénio que respiramos!

Queremos um planeta verde e limpo, queremos “Formar Cidadãos Agentes de Mudança” e por isso, demos as mãos pelos Oceanos porque juntos poderemos fazer a diferença!


E o dia 19 de maio de 2022 foi um dia verdadeiramente especial para a nossa escola.
Celebramos o Dia Escola Azul com uma Corrente do Oceano! Demos as mãos e construímos, em conjunto com outros alunos (de vários ciclos) do Agrupamento, um cordão humano pelo Oceano. Felizes e a cantar caminhamos até à orla costeira para que, em união, lutemos pela preservação dos oceanos.

"A Escola Azul é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar, desenvolvido na Direção-Geral de Política do Mar, que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano.
Procura-se estimular a comunidade escolar a compreender a influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano, motivando as escolas a trabalhar o Oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical, sem se restringir ao contexto de sala de aula, e com reflexo a nível social, quer a partir do envolvimento das comunidades locais, quer na participação de diferentes parceiros." 


2 comentários: