sexta-feira, 11 de março de 2022

Semana da Paz

 VEMOS OUVIMOS E LEMOS... NÃO PODEMOS IGNORAR!!

“Para continuarmos vivos, precisamos de certas coisas… Comida, água, um lugar para viver, roupas que nos protejam, ajuda quando estamos doentes ou magoados... Paz é ter as coisas de que se precisa.”
(Livro Tempos de Paz, Ed. Global, 1999. Katherine Scholes e Robert Ingpen) 

  • Não podemos ficar indiferentes ao que se está a passar na Ucrânia e pensar que está muito longe de nós;
  • Não podemos falar dos direitos das crianças quando estamos a assistir á violação dos direitos humanos e dos direitos das crianças que, por egoísmo e arrogância de alguns, têm que deixar as suas casas, os seus brinquedos, os seus familiares masculinos, para tentarem sobreviver em qualquer outro lugar no mundo que os acolha; 
  • Não podemos deixar de pensar no sofrimento de alguém que deixou tudo para trás sem saber se alguma vez terá condições para regressar. 

 Educar para a Paz é...

  • ensinar às crianças, através do pensamento critico, a compreenderem que os conflitos se resolvem através do dialogo e não da violência;
  • é aprender a colocar-se no lugar do outro;
  • é saber aceitar as criticas dos outros;
  • é desenvolver nas crianças a certeza que todo o ser humano tem de ser respeitado e toda a vida humana tem grande valor.                                              

Esta semana falamos de PAZ e fizemos o nosso pequeno-grande gesto pela PAZ!

Trouxemos brinquedos de casa e imaginamos o que poderíamos fazer pela Paz no mundo!

Esta semana, juntos, construímos a nossa escultura pela PAZ!

No momento bonito e emocionante de "inauguração" da escultura, onde se ouviu o hino Ucraniano, endereçamos o nosso pensamento de paz para a Ucrânia e para todos os povos que sofrem com o flagelo da guerra e da ganância do homem.
❤❤ Que as armas caiam e o amor prevaleça.  💙 💙
A todos os pais que contribuíram para a recolha de bens, deixamos o nosso agradecimento. De forma prática ensinam aos seus filhos o que é a generosidade e a solidariedade.




2 comentários: