sábado, 12 de fevereiro de 2022

Arte e emoções

Continuamos com o vai e vem de Covid, mas aos poucos os grupos começam a ficar mais compostos.
Esta semana conhecemos alguns artistas plásticos (Kandinsky, Van Gogh e Picasso) e tentamos recriar algumas  das suas grandes obras de arte. 
Falamos de emoções e como elas influenciaram os artistas que conhecemos ou como nos podem influenciar em toda a nossa vida!
Fizemos experiencias com as cores primarias, que se juntaram, como por magia, e formaram as cores secundarias! 
Aprendemos a usar, corretamente, os lápis de cor e lápis de grafiti. Desenhamos pontos e linhas (abertas, fechadas, retas, curvas, verticais, horizontais) e observamos o nosso "carro robot" a seguir as linhas desenhadas.


 Preparamos algumas surpresas para os nossos amigos,  mas só revelaremos na próxima semana.


Ao espelho, fizemos o nosso auto retrato, inspirados em Picasso...

        
Experimentamos o pontilhismo que nos ajudou a relaxar!


Exploramos as cores e as formas, experimentamos novos materiais e demos largas à imaginação!

 "É hoje uma certeza comprovada cientificamente que a Arte como expressão pessoal e cultural se apresenta como um instrumento essencial no desenvolvimento social e humanista das crianças e dos jovens, desenvolvendo a perceção e a imaginação, possibilitando a apreensão da realidade do meio envolvente, e desenvolvendo a capacidade critica e criativa, assumindo-se ainda como o instrumento por excelência para educar as emoções.....

...Se educar é preparar para o futuro (que não existe e não conhecemos), é necessário que a educação prepare para o desconhecido, não apenas para o que já se sabe como certo. As artes são, neste contexto, um modo de alimentar a imaginação e a criatividade. Estar preparado para resolver problemas exige estar imaginativamente desenvolvido e saber lidar com o que nos escapa e não dominamos em absoluto, sem angústia. Aprender a gerir a incerteza como parte da vida, a não ter medo de errar, a ser resiliente." - Estrategia_do_plano_nacional_das_artes_2019-2024.

Sem comentários:

Enviar um comentário