Continuamos com o vai e vem de Covid, mas aos poucos os grupos começam a ficar mais compostos.
Esta semana conhecemos alguns artistas plásticos (Kandinsky, Van Gogh e Picasso) e tentamos recriar algumas das suas grandes obras de arte.
Falamos de emoções e como elas influenciaram os artistas que conhecemos ou como nos podem influenciar em toda a nossa vida!
Fizemos experiencias com as cores primarias, que se juntaram, como por magia, e formaram as cores secundarias!
Aprendemos a usar, corretamente, os lápis de cor e lápis de grafiti. Desenhamos pontos e linhas (abertas, fechadas, retas, curvas, verticais, horizontais) e observamos o nosso "carro robot" a seguir as linhas desenhadas.
Preparamos algumas surpresas para os nossos amigos, mas só revelaremos na próxima semana.
Ao espelho, fizemos o nosso auto retrato, inspirados em Picasso...
Experimentamos o pontilhismo que nos ajudou a relaxar!
Exploramos as cores e as formas, experimentamos novos materiais e demos largas à imaginação!
"É hoje uma certeza comprovada
cientificamente que a Arte como expressão pessoal
e cultural se apresenta como um instrumento essencial
no desenvolvimento social e humanista das crianças
e dos jovens, desenvolvendo a perceção e a imaginação,
possibilitando a apreensão da realidade do meio
envolvente, e desenvolvendo a capacidade critica
e criativa, assumindo-se ainda como o instrumento
por excelência para educar as emoções.....
...Se educar é preparar para o futuro (que não existe
e não conhecemos), é necessário que a educação
prepare para o desconhecido, não apenas para o que
já se sabe como certo. As artes são, neste contexto,
um modo de alimentar a imaginação e a criatividade.
Estar preparado para resolver problemas exige estar
imaginativamente desenvolvido e saber lidar com
o que nos escapa e não dominamos em absoluto,
sem angústia. Aprender a gerir a incerteza como parte
da vida, a não ter medo de errar, a ser resiliente." - Estrategia_do_plano_nacional_das_artes_2019-2024.
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