sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Direitos das crianças e Planetário móvel

Começamos a semana a conversar sobre os Direitos das crianças uma vez que, no dia 20 de Novembro, se assinala o Dia Internacional da Convenção dos Direitos da Criança.

"Foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança.

A Convenção dos Direitos das Crianças, com 54 artigos, constitui o mais completo e importante documento sobre os direitos de todos os seres humanos com menos de 18 anos assenta em quatro pilares fundamentais: a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento, a opinião da criança."

Descobrimos que ainda existem muitas crianças, espalhadas pelo mundo, que não vêm respeitados os seus direitos! Ficamos tristes mas ao mesmo tempo compreendemos que está nas nossas mãos não deixar que isto continue a acontecer!

E porque todos os dias aprendemos a tomar decisões,  a sermos responsáveis, a tomar consciência do mundo que nos rodeia,  é  muito importante sabermos o que está a acontecer á nossa volta. Para isso tivemos a visita do "Planetário móvel" onde vimos um filme do "Super Salvador" que era um menino como nós, que nos explicou tudo sobre as alterações que estão a acontecer no nosso planeta e o que podemos fazer para o salvar. 

Mais uma vez, descobrimos que nós também somos "Super Salvadores"  e estamos muito empenhados em fazer com que o nosso Mundo seja melhor!


Como não basta só fazer promessas, começamos logo a pôr em prática as boas ações e fomos levar o lixo  aos ecopontos da rua, uma vez que nas salas também temos ecopontos. 
A correta separação do lixo já faz parte da nossa rotina diária!
                 




                             Adoramos esta experiência!

3 comentários:

  1. Muito importante esta consciencialização! Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Uma super experiência que transformou todos em super salvadores. Obrigada por estes momentos

    ResponderEliminar
  3. O meu filho adorou a experiência! Parabéns por esta iniciativa!

    ResponderEliminar