sexta-feira, 5 de novembro de 2021

A terra treme e os nossos medos

Esta semana continuamos a conversar sobre os nossos medos e a desenhá-los para ficarem presos na folha de papel... conversamos sobre sentimentos e emoções e descobrimos que alguns medos são comuns a adultos e crianças! 

Alguns de nós têm medo de Tsunamis outros de Tempestades, de Trovoadas e de Vulcões. Outros de cobras, de dinossauros de bruxas e crocodilos! 

A propósito deste medos, relembramos a  pesquisa que fizemos sobre o "Halloween" e o "Pão por Deus" que explicamos aqui:

- "Pão Por Deus" é uma tradição bem Portuguesa, hoje um pouco ameaçada pelo Halloween.

O dia de Pão por Deus  celebrava-se no dia 1 de Novembro e a tradição  está ligada á oferta de alimentos aos defuntos, para assim os homenagear,  mas a intenção era  também a partilha  de pão com quem necessitasse.


O Terremoto de 1755

Um dos dias mais negros da história de Portugal  foi o dia 1 de Novembro de 1755. Neste Dia de Todos os Santos, Lisboa sofreu a maior catástrofe da sua história, o que afetou todo o nosso país. As pessoas que mais sofreram por este terramoto foram salvos ao pedirem Pão por Deus, o que os ajudou a matar a fome e a sobreviverem a esta desgraça.

Relatos contam que nos anos seguintes nesse mesmo dia se aumentou o costume do Pão Por Deus, em jeito de celebração e agradecimento a quem tinha sobrevivido. Talvez por isso esta tradição seja tradicionalmente mais forte na região da grande Lisboa. Com o passar dos anos progressivamente passou a ser cada vez mais um peditório das crianças. Neste dia as crianças de manhã cedo iam de porta em porta a pedir o Pão Por Deus. Recebendo tradicionalmente frutos secos, romãs, pão e bolos”.


Sabíamos que tínhamos que fazer um simulacro - "A Terra Treme" no dia 5-11, às 11h05mEste simulacro é um exercício  nacional que é organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que tem como objetivo sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Desta forma  saberemos o que fazer, com calma, sem medos e sem acidentes.  

Visualizamos filmes sobre o assunto e compreendemos melhor porque estas coisas podem acontecer. 

Treinamos os 3 passos fundamentais:  


   Quando tocou o alarme todos sabiam o que fazer!!







Por fim, dirigimo-nos ao ponto de encontro que todos conhecíamos, pois previamente tínhamos feito um plano.
 




Em 7 minutos, chegamos todos sãos e salvos ao "ponto de encontro".


Estamos todos de PARABÉNS!

1 comentário: