sexta-feira, 25 de junho de 2021

O balão de S. João e o João Balão

Esta semana falamos muito de balões...

Conversamos acerca das tradições de S. João e "simulamos" a largada de um balão. De forma lúdica, divertida e segura, realizamos a experiência que nos ensina que o ar quente é "levezinho" e por isso ajudou o balão a levantar! 

O aquecimento e arrefecimento do ar alteram a sua densidade. O ar, quando aquecido diminui de densidade e tende a subir (como o "ar" quente do balão ) e, quando frio aumenta de densidade ele tende a descer. 

Sabemos que as experiências só se podem realizar com a presença ou ajuda de um adulto e esta atividade teve cuidados redobrados  porque foi necessário acender o fogo para aquecer o ar que estava dentro do balão. O balão estava preso por um arame porque não queríamos que fosse cair na floresta e provocasse um incêndio!! Gostamos muito de passear e brincar nesses locais e por isso temos que cuidar deles.


Durante a semana fomos conhecendo o livro do Dr. Pedro Pestana, "João Balão", com vários poemas engraçados e ainda ouvimos os poemas musicados! Este é um livro escrito a pensar em  todas as crianças por isso tem também a versão em Braille, que adoramos observar, explorar e "tatear"!



Um dos poemas chama-se "O Pesadelo" e nós quisemos passar para o papel alguns dos nossos pesadelos imaginados ou sonhados!



Acabamos a semana com a visita do Dr. Pedro que nos veio cantar os seus poemas e nós adoramos!!

"Esta atividade faz parte  do projeto “Cultura para Todos em Esposende” que está a ser implementado no município, direcionado para pessoas com particulares dificuldades de inclusão social, com o intuito de promover a democratização do acesso a bens culturais, a criação de oportunidades de participação ativa em ações de capacitação e a melhoria da empregabilidade.

 O projeto integra um vasto conjunto de ações, para diferentes públicos e com objetivos específicos, e que assentam em várias dinâmicas. Assim, para a comunidade escolar do concelho, a intervenção concretiza-se através da “Inclusão e Acessibilidade na Literacia e na Música”.

 

Com esta ação pretende-se sensibilizar a comunidade escolar para o respeito pela diferença, envolvendo, de forma particular, alunos com incapacidades (invisualidade, surdez, perturbação do desenvolvimento intelectual) e promovendo o interesse e a motivação para a leitura através da mistura de ingredientes imprescindíveis para o sucesso pessoal e académico, numa perspetiva multidisciplinar."

 


1 comentário: