sábado, 12 de junho de 2021

Guardiões da Natureza




No dia 5 de junho, comemorou-se o "Dia Mundial do Ambiente" e este ano o tema é "Restauração de Ecossistemas", que se pode realizar das seguintes formas:

  • plantação de árvores
  • tornar cidades verdes
  • restauração de jardins
  • mudança na alimentação 
  • limpeza de rios e costas.

No dia 8 de junho comemora-se o "Dia Mundial dos Oceanos". A necessidade de celebrar este dia prende-se com a urgência de sensibilizar o mundo para os benefícios dos oceanos para a humanidade e também com o facto de existir um dever individual e coletivo de utilizar os seus recursos de forma sustentável, já que as gerações futuras também vão depender dos oceanos.

No nosso Jardim de Infância, estas questões são abordadas diariamente e tentamos fazer a nossa parte. Além disso pertencemos a um "Agrupamento Azul" e somos uma "Escola Azul", com compromissos que levamos muito a sério, na proteção da natureza!

Durante a semana tratamos da nossa horta e do nosso jardim, onde gostamos de observar as abelhas no seu grande trabalho para bem do planeta!



Fizemos visitas á praia e, com a ajuda da professora Celeste Aires, da Associação Rio Neiva, procuramos ovos de Raia e ovos de Tubarão, para que os cientistas consigam alertar os pescadores para a proteção de algumas espécies destes animais que estão, alguns deles, em vias de extinção.






Voltamos á praia para arrancar chorões nas dunas, uma vez que estes, apesar de serem muito bonitos, são  plantas infestantes que não deixam crescer as outras plantas que são importantes para segurar as dunas.

As plantas originais das dunas têm raízes longas e fortes penetram na areia formando uma estrutura de suporte para as dunas, mas o chorão  com as suas raízes superficiais não ajuda no suporte das dunas sendo considerado um dos principais destruidores. 





                              Mais uma semana fantástica  a pensar no planeta! 

1 comentário:

  1. A aprender da melhor forma... em contacto com a natureza!!!
    Parabéns pelo vosso trabalho!

    ResponderEliminar