sexta-feira, 16 de abril de 2021

Que seja amor...

No mês de Abril assinala-se o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende propôs a realização de algumas atividades para assinalar o tema  e nós aceitamos o desafio.

História do Laço Azul

“Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos como uma homenagem de uma avó,  Bonnie Finney, aos seus netos, vitimas de maus tratos  por parte da  mãe e do namorado. Uma das crianças morreu vitima das agressões. Esta avó colocou uma fita azul na antena do  seu carro  para demonstrar a sua dor por causa dos acontecimentos trágicos  de que tinham sido vitimas os seus netos.  O azul, simboliza a cor das lesões, das nódoas negras espalhadas pelos corpos das crianças . Este movimento rapidamente  ganhou dimensão mundial e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil, também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.



Esta temática, difícil de abordar com  crianças destas idades, foi trabalhada na base do AMOR, das palavras bonitas que devemos dizer, da não violência, dos pedidos de desculpa e das conversas que temos de ter, para expressar as emoções.

Foi realizado, com a colaboração de todas as crianças um trabalho coletivo, utilizando como imagem o laço azul que identifica a campanha. Nas salas contou-se a história triste que deu origem ao simbolo desta campanha e contaram-se outras  histórias  muito mais bonitas: - "Palavras doces"; "A cor do amor"; "Gosto de ti"....e recolheram-se frases sobre o AMOR.


Cada criança falou sobre aquilo que para si é o amor e estão a ser elaborados cartões (Kudo Card) que vão ser fotografados e enviados para a CPCJ de Esposende.







1 comentário:

  1. Mais um trabalho de excelência. Feito, sem sombra de dúvidas, com muito amor por todos aqueles que participaram na sua elaboração!

    ResponderEliminar