sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Tradições de Reis e muitos livros

Esta semana ouvimos a história "Os Reis Magos" e fizemos muitas outras atividades para prepararmos uma surpresa para a família, uma vez que não podemos andar de casa em casa a cantar e a espalhar alegria pela comunidade. 

"As Janeiras ou Cantar as Janeiras" é também tradição em Portugal  que consiste na reunião de grupos, homens e mulheres, que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo.

A origem da tradição de cantar as Janeiras não se pode, contudo, dissociar da grande pobreza em que as pessoas viviam encontrando nesta, e noutras manifestações semelhantes, a forma de obterem uma dádiva, das pessoas mais abastadas,  principalmente vinho e alimentos dos senhores abastados, que sobravam do Natal,  sem que com isso se sentissem humilhadas." 

Tendo em conta que atualmente as crianças vivem numa sociedade altamente tecnológica e em constante evolução, é cada vez mais importante o conhecimento das tradições e do património cultural, para a  formação da sua identidade. 

A partir da história dos Reis trabalhou-se a expressão e comunicação nomeadamente a nível da linguagem expressiva, a consciência fonológica; o reconto, etc... No domínio da matemática, contaram-se coroas, exploraram-se labirintos, padrões,  noção de número/quantidade, divisão... Fizemos dramatizações, jogos sensoriais com o incenso e outras plantas aromáticas, fizemos pesquisa sobre a mirra e a vida dos camelos... Fizemos coroas, cortamos, decoramos e desenvolvemos o sentido estético e ainda andamos a memorizar a canção e a melodia que guardaremos para uma surpresa lá para casa….





Continuamos a reforçar os hábitos de leitura e o gosto pelos livros, com a requisição de livros "Vai e Vem", para ler em família! Neste "projeto", a cada quinze dias, as crianças levarão para casa um livro que requisitam na biblioteca do Jardim de Infância, para ser explorado/lido em casa.

"Ler em casa é essencial para o desenvolvimento do hábito de leitura, mesmo que a criança também  tenha essa oportunidade no meio  escolar. A leitura em família é prazerosa por ser estabelecida através dos laços afetivos. 

Quando a criança tem acesso a livros na infância, ela está a ampliar o seu vocabulário, desenvolvendo a sua atenção e abrindo-lhe  um mundo de descobertas e possibilidades.

Em casa, o hábito de leitura  constrói-se de forma natural e afetiva. Outro fator importante é quando os pais se colocam no papel de contadores de histórias, trazendo a vivência para as crianças de forma lúdica. A troca afetiva desses momentos são eternizados na memória e no coração até à vida adulta.” - Cláudia Onofre









Sem comentários:

Enviar um comentário