terça-feira, 18 de junho de 2019

Visita às escolas do primeiro ciclo


" Há transições que fazem parte da nossa vida quotidiana e as crianças que frequentam uma instituição educativa experienciam diariamente, pelo menos, a transição do ambiente familiar para o contexto da organização educativa .... 
Mas há outras transições, socialmente construídas e estabelecidas pelos sistemas educativos, ditas “verticais”, em que a idade da criança vai originar a sua passagem para uma nova etapa e, muitas vezes, para outro estabelecimento educativo.
São essas as transições que particularmente preocupam docentes e pais/famílias, que se interrogam como a criança irá lidar com a nova situação. Importa dar uma especial atenção à criança nesses momentos, transmitindo-lhe uma visão positiva dessa passagem, como uma oportunidade de crescer, de realizar novas aprendizagens, de conhecer outras pessoas e contextos, de iniciar um novo ciclo, de forma a sentir confiança nas suas capacidades para dar resposta aos desafios que se lhe colocam.
Este apoio é tanto mais importante porque o modo como a criança vive as primeiras transições (do ambiente familiar para a creche e/ou para o jardim de infância e deste para o 1.º ciclo) pode influenciar a sua atitude perante futuras transições" OCEPE


De forma a facilitar a transição para o primeiro ciclo, hoje, à tarde, as crianças mais velhas visitaram duas escolas - Escola de Pinhote e de Góios. Conheceram a escola, os professores, as AO e conviveram um pouco com os alunos, reencontram antigos colegas  e ficaram entusiasmados e ansiosos com a mudança para o primeiro ciclo!








Sem comentários:

Enviar um comentário