quarta-feira, 12 de junho de 2019

Festa de final de ano



Neste ano letivo, o mote apresentado pela Biblioteca Escolar, foi “ Património com história…”, tendo como ponto de partida o tema do projeto do Agrupamento - “Escola criativa a formar cidadãos”.O nosso Jardim de Infância, dada a sua proximidade com a praia e porque sempre se preocupou com as questões ambientais, trabalhou o mar numa perspetiva ecológica.Para terminar o ano, escolhemos a apresentação desta história - “A menina do mar”, que é também uma homenagem à grande escritora portuguesa, Sophia de Mello Breyner Andresen, que faria este ano 100 anos.














Marinhas, Esposende, Portugal, são também terras de mar e sem o mar seriam certamente mais pobres. O mar, criou a pesca, a alimentação, a economia, o desporto, as viagens, o comércio e emigração. Sem o mar não teríamos obras literárias conhecidas em todo mundo como “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões; A “Mensagem” de Fernando Pessoa entre outras…




O Hino Nacional começa por “Heróis do Mar…” e se nós somos esses heróis temos o dever de preservar o mar e, foi essa consciência que quisemos despertar nestas crianças, para quem o futuro só começou agora.






Cada criança escolheu o papel que queria representar e assumiu a responsabilidade de o fazer pois o texto, apesar de adaptado, é longo e difícil.Houve momentos custosos durante as longas horas de gravações e os ensaios mas todos mostraram perseverança e vontade de seguir em frente. 













Além das preocupações ambientais que temos, a nossa preocupação é formar cidadãos responsáveis e conscientes pelas escolhas que tomam, assumindo as consequências das suas decisões.








Esta foi a grande mensagem que vos quisemos deixar e esperamos que as opções que as crianças tomem nas suas vidas sejam em prol de um planeta melhor e de um mundo melhor. 
















Chegou o momento especial da nossa festa, para aqueles que vão prosseguir o seu caminho e ingressarão na escola do 1º ciclo. Os finalistas!!









   O nosso agradecimento a todos aqueles que de alguma forma nos têm apoiado no nosso trabalho e às famílias que connosco tem colaborado, pois sem eles nada disto seria possível.
  Fazendo o balanço desta atividade, e considerando o feedback de muitos, consideramos que envolveu muito trabalho, mas que resultou num momento belo e de grande qualidade.

   Seguiu-se no final a oferta pela Associação de Pais, de bolo e sumos. 








2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho que desenvolvem e que culminou da melhor forma com a festa de final de ano lectivo!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo excelente trabalho realizado durante todo o ano letivo. Agradeço toda equipe do Jardim de Infância pelo carinho e dedicação que tiveram com meu filho João Pedro. Meu muito obrigada à Educadora Rita e sua equipe. 👏👏❤️

    ResponderEliminar