Esta semana, entre músicas de Carnaval, coreografias animadas, atividades nas salas, robots, corridas de bicicleta e jogos de futebol, dedicamos algum tempo para o tratamento das hortas e do jardim.
Para que as crianças gostem do meio ambiente, é necessário estimulá-las, desde cedo, a terem contacto com a terra e a água para respeitarem e valorizarem a natureza. Isso fará com que elas apreciem o mundo natural, contribuindo, durante a infância e no futuro, com o seu equilíbrio e preservação.
O amor pela natureza só existe quando os pais e educadores enriquecem as vivências das crianças com o "mundo verde".
Aproveitamos, que a Primavera espreita e transplantamos algumas ervilhas, que tínhamos plantado num copo, para a horta. Foi necessário preparar o terreno e tirar as ervas daninhas. Lá pelo meio, ainda encontramos batatas…
São muitos os benefícios da relação com o verde, como o desenvolvimento da criatividade, pois quando as crianças interagem com a natureza, eles exploram o meio, brincam e criam imunidade.
Passar um tempo perto da natureza expande os horizontes das crianças e faz com que elas consigam entender melhor como o mundo funciona: de onde vem as frutas e verduras que elas comem às refeições, de onde vem a carne ou o leite que consomem diariamente, entre várias outras coisas...
De uma maneira geral, o contacto com a natureza faz com que o seu entendimento do mundo se expanda.
Estas atividades também tem importância para o aprimoramento das habilidades sociais das crianças, já que, neste contexto, elas também são “obrigadas” a interagir com os outros – aprendendo a esperar por sua vez de usar um brinquedo… a esperar a sua vez de fazer e a criar parcerias para brincar/agir.
A natureza também auxilia no desenvolvimento do que os especialistas em educação chamam de “4Cs” (em inglês, critical thinking, cooperation, collaboration e creativity): pensamento crítico, cooperação, colaboração e criatividade.
E a interação ao ar livre possibilita o desenvolvimento dos “4Cs” porque, diante de tantos materiais diferentes, como pedras, paus e plantas, as crianças são convidadas a dar vazão à imaginação e a inventar uma série de representações e atividades.
A maioria das crianças mostrou-se empenhada nas tarefas e preocuparam-se com a limpeza do local, disponibilizando-se para o limpar.
Proporcionar e incentivar o “brincar livre” das crianças em contacto com a natureza é algo simples, que traz muita alegria, encantamento e um profundo sentimento de unidade e de pertença ao grupo. Pode ser uma caminhada, observar as árvores, as cores das flores, procurar minhocas, caracóis e borboletas…
No final dos trabalhos foi preciso regar…
Atitudes que despertam o amor pela natureza:
- · Cuidar de um animal de estimação;
- · Visitar um jardim botânico;
- · Economizar água e luz;
- · Aprender a plantar uma árvore e a fazer uma horta;
- · Reciclar.
“O futuro pertencerá aos inteligentes da natureza - aqueles indivíduos, famílias, empresas e líderes políticos que desenvolvem uma compreensão mais profunda do poder transformador do mundo natural e que equilibram o virtual com o real. Quanto mais alta tecnologia nos tornamos, mais natureza precisamos. ”
- RICHARD LOUV
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